• Kwai
MENU

Amazonas: Valdemir Santana reeleito à...

Publicado: 29 Maio, 2012 - 14h06

Escrito por: Moara Cabral/Em Tempo

 

A direção da Central Única dos Trabalhadores do Amazonas (CUT-AM) fica novamente sob o comando do sindicalista Valdemir Santana, que terá como vice, um representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Urucará, Alfredo Pontes. Santana foi, praticamente, aclamado presidente da entidade, para um mandato de três anos.

A ‘reeleição’ aconteceu no domingo pela manhã, durante o Congresso Estadual da CUT. De acordo com o secretário de Organização e Política Sindical da CUT, Berenício Lima, os 206 delegados inscritos no congresso estadual, decidiram pela recondução de Santana, que tomou posse ontem mesmo do cargo e deverá totalizar nove anos à frente da Central Única dos Trabalhadores do Amazonas. Ele vai para seu terceiro mandato na CUT-AM.

Desses 206 delegados, 64 representaram os metalúrgicos e o mesmo número, os rurais. Berenício Lima informou que apesar de ter havido chapa única, todos os sindicatos fazem parte da chapa, como a dos metalúrgicos, da construção civil, saúde, servidores públicos municipais e federais e agrários, os quais conseguiram uma boa representatividade.

Além do presidente, outros dois membros da atual executiva permaneceram no cargo, como o secretário de Organização, Berenício Lima, que integra o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Tefé e a secretaria de Formação, Rosilene Matos da Silva, que faz parte do Sindicato dos Metalúrgicos.

Um dos temas mais debatidos durante o congresso foi a “paridade entre homens e mulheres na direção da CUT”, o qual surge de uma proposta da entidade nacional, em equiparar homens e mulheres em 50% na direção da CUT nos Estados.

“Hoje, 82 mulheres representando todas as categorias participaram do congresso. Essa é uma discussão nacional para que haja mais discussões sobre a paridade, para que o número de mulheres seja igual ao de homens na executiva da CUT nos Estados”, assegurou Lima.