Aeronautas da GOL/VRG suspendem estado de...
Publicado: 01 Outubro, 2010 - 16h20
Escrito por: CNTT-CUT com informações da SNA
Os trabalhadores aeronautas da GOL/VRG aprovaram em assembleia, realizada no último dia 24, o fim do estado de greve. A categoria analisou que houve avanços nas negociações com a companhia, embora algumas reivindicações tenham sido atendidas apenas de forma parcial. Segundo nota do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), os trabalhadores esperam que a negociação continue e, para isso, foi mantida uma Comissão, formada por dirigentes do Sindicato e da empresa. “A suspensão do estado de greve é uma forma de demonstração da boa vontade dos aeronautas com a Companhia”.
A GOL/VRG apresentou as seguintes propostas aos aeronautas:
- Até novembro deste ano, será implantada uma central de atendimento exclusiva para tratar das escalas, com atendentes especializados que irão esclarecer todas as dúvidas apresentadas pelos tripulantes.
- Contratação de doze escaladores – oito já foram contratados, quatro ainda serão – possibilitando, assim, a customização e a análise das escalas.
- Em outubro e dezembro deste ano, 14 co-pilotos passarão a ser comandantes.
-Contratação de 90 novos co-pilotos, sendo 30 em setembro, 60 em outubro, 60 em novembro e 30 em dezembro.
- Contratação de 100 comissários em setembro e mais 80 em novembro.
- Reajuste no valor da hora de voo para co-pilotos e comissários, já em vigor em setembro.
- Reforma da sala de despacho operacional, que ficará pronta até novembro.
- Construção de um centro de saúde em Congonhas, com 13 consultórios de diversas especialidades médicas e um laboratório, para atender às principais demandas de aeronautas e aeroviários. A reforma do prédio ficará pronta também em novembro.
- Alimentação a bordo: contratação, em setembro, de uma nutricionista para supervisionar o trabalho.
A empresa se comprometeu a cumprir de imediato alguns temas apresentados, como a elaboração da escala com indicação detalhada das horas voadas e horas voadas em período noturno, cumprimento de 12 horas de intervalo, folgas, e jornadas máximas de acordo com a convenção coletiva.
Em relação ao Crew-link, a estimativa é de dois meses para que o aplicativo comece a funcionar normalmente.