MENU

27º Grito dos Excluídos: organizadores falam com imprensa nesta quinta, às 10 horas

A entrevista será transmitida ao vivo pelos perfis do movimento no Facebook e YouTube 

Publicado: 24 Agosto, 2021 - 10h45 | Última modificação: 24 Agosto, 2021 - 10h57

Escrito por: Redação CUT

Reprodução
notice

Os organizadores da 27ª edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas, que acontece todo ano em 7 de setembro, darão uma entrevista coletiva para a imprensa nesta quinta-feira (26), às 10h. A entrevista será transmitida ao vivo pelos perfis do movimento no Facebook e YouTube.

Também participam da coletiva Dom José Valdeci Santos Mendes - bispo de Brejo/MA e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sócio Transformadora da CNBB; Cinthia Nicássia, do Despejo Zero de Goiás/GO e a deputada federal, Joenia Wapichana.

Serão apresentados também vídeos/depoimentos de representantes de vários setores/situações de exclusão: população de rua; movimento negro; população LGBTQIA+; violência contra jovens da periferia; Saúde/Manaus-AM; entre outros. Mediação: Alderon Costa, da Rede Rua e da Coordenação Nacional do Grito dos/as Excluídos/as.

O lema do Grito dos Excluidos deste ano é  “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda, já! ”.

A escolha do lema anual sempre dialoga com o tema da Campanha da Fraternidade, da CNBB, com a conjuntura política, social e econômica do país e com a luta dos movimentos sociais.

Neste ano, além da crise sanitária imposta pela pandemia mundial da Covid-19, a campanha Fora Bolsonaro terá relevância nesta articulação das pastorais, Igrejas e movimentos populares que, entre suas reivindicações históricas, trazem o direito à saúde pública de qualidade e a valorização do SUS (Sistema Único de Saúde); à moradia, à alimentação, ao trabalho, à liberdade de expressão e à democracia.

Assim como no ano passado haverá a missa dos trabalhadores e as trabalhadoras, às 9 horas, que será transmitida pela rádio e TV Aparecida, com presença reduzida de pessoas, por conta da pandemia.