16ª Plenária da CUT Piauí vai discutir defesa dos trabalhadores nos dias 8 e 9
Evento reúne 100 sindicalistas para definir estratégias em defesa dos direitos trabalhistas e fortalecer a luta sindical no Piauí
Publicado: 08 Agosto, 2025 - 10h52 | Última modificação: 08 Agosto, 2025 - 11h05
Escrito por: Socorro Silva | Editado por: Walber Pinto

Nos dias 8 e 9 de agosto, a CUT Piauí promoverá sua 16ª Plenária Estatutária, com a participação de aproximadamente 100 delegados e delegados que representam as entidades sindicais filiadas à Central no estado.
O encontro tem como objetivo discutir e deliberar sobre os eixos estratégicos que nortearão a atuação da entidade nos próximos períodos. Além disso, avaliar o cenário político atual e estabelecer estratégias de enfrentamento à conjuntura e planejar ações para ampliar a defesa dos direitos da classe trabalhadora.
O evento ocorrerá na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (SINTTEL-PI), localizado na Rua Magalhães Filho, 479, Centro-Sul, Teresina. A plenária faz parte dos preparativos para a 17ª Plenária Nacional da CUT, que acontecerá entre 14 e 16 de outubro, em São Paulo.
Além disso, serão definidas novas estratégias em defesa da democracia, do fortalecimento do sindicalismo cutista e de outras pautas fundamentais para o movimento sindical.
Programação
A abertura será na sexta-feira (8), às 19h, com uma sessão solene que reunirá diversas categorias do movimento sindical.
No sábado (9), no último dia da plenária, os trabalhos começam na parte da manhã.
Conjuntura
Herbertt Marinho, coordenador adjunto da 16ª Plenária e secretário de Comunicação da CUT/PI, destacou que a 16ª Plenária Estadual será um momento de profunda reflexão e redefinição estratégica.
“Mais do que um encontro de rotina, esta plenária se configura como um marco decisivo para o futuro do sindicalismo brasileiro e para a própria trajetória democrática do país."
Ele ainda reforçou: “a conjuntura política muda constantemente, e os ataques à democracia são ataques diretos aos direitos dos trabalhadores. Por isso, a CUT reafirma seu protagonismo histórico e traça caminhos para uma atuação ainda mais incisiva dos dirigentes sindicais nessa luta."
A Plenária Nacional também será um espaço para reafirmar princípios, renovar estratégias e mobilizar as próximas lutas sociais e políticas do Brasil.