• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

13º dos aposentados: Impasse no Orçamento atrasa antecipação da primeira parcela

Impasse no Orçamento atrasa antecipação da primeira parcela do 13º de aposentados; prometida para março, só deve acontecer em maio

Publicado: 07 Abril, 2021 - 17h23

Escrito por: Reconta Ai

Reconta aí
notice

A antecipação do 13º dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) só deve acontecer em maio. Prometida pelo presidente Jair Bolsonaro, a medida faz parte de um pacote de ações de combate à crise da Covid-19 preparadas pelo governo.

No entanto, a ação foi adiada por conta do impasse no orçamento da União, que estaria travando a liberação de recursos. As informações foram divulgadas na edição desta quarta-feira (7) pelo jornal O Globo.

De acordo com a reportagem, no dia 25 de março, antes da proposta orçamentária ser aprovada, Bolsonaro teria dito que “se o texto passasse no Congresso, o governo poderia antecipar, ainda naquela semana, a primeira parcela do benefício”.

Ainda de acordo com o jornal carioca, a manobra gerou um impasse entre Governo Federal e Congresso, sendo que o texto ainda não foi sancionado. O prazo para que isso ocorra é 22 de abril.

O jornal informa ainda que com o atraso, a expectativa é que o pagamento da primeira parcela seja feito em maio e o da segunda, ocorra em junho. A medida tem capacidade para injetar R$ 52,7 bilhões na economia.