Samba-enredo de Vila Isabel canta a classe trabalhadora
Publicado: 02 Outubro, 2007 - 00h00 | Última modificação: 29 Agosto, 2014 - 15h08
O Carnaval do Rio de Janeiro, para além de uma importante atividade econômica impulsionadora do turismo, geradora de emprego e alavancadora de milhões de reais, é uma das mais profundas formas de expressão da cultura popular brasileira.
A Unidos de Vila Isabel, tradicional escola de samba localizada no bairro de mesmo nome mistura moradores tÃÂpicos da classe média com a população mais pobre vinda dos morros do Macaco e do Pau da Bandeira.
A Vila Isabel, escola de Noel Rosa, Martinho da Vila, Luiz Carlos da Vila e outras tantas figuras importantes do mundo do samba, tem pautado a sua história por uma crÃÂtica social, livre, poética e engajada. Foi assim quando cantou "Kizomba, a Festa da Raça" em 1988, ganhando seu primeiro tÃÂtulo. Em 2006 ganhou o seu segundo tÃÂtulo com o enredo exaltando a latinidade e a cultura do povo da América.
Para 2008, mantendo sua trajetória de engajamento, crÃÂtica e originalidade a Vila Isabel escolheu o tema: "Trabalhadores do Brasil, uma história de lutas e conquistas". Para desenvolver esse tema e realizar mais um vitorioso carnaval a Vila Isabel estabeleceu com a CUT uma parceria institucional que até o momento tem se mostrado bastante proveitosa.
Em maio, foi lançado oficialmente o enredo em uma grande festa na cidade do samba com a presença de mil convidados e ilustres figuras do mundo sindical, do carnaval e da polÃÂtica. O presidente de nossa Central Artur Henrique foi homenageado e homenageou a Escola com sua presença.
Em agosto, foi realizada a apresentação dos protótipos das fantasias que vão dar cor, brilho e sentido ao enredo distribuÃÂdas em 36 alas. Todos os dois mil convidados foram surpreendidos com a criatividade e beleza das fantasias.
Agora no último dia 28, aniversário do bairro de Noel, a Vila Isabel escolheu o seu samba enredo, depois de várias e difÃÂceis eliminatórias, onde sambas de ilustres compositores como Martinho, Jorge Agrião e Martinália ficaram pelo caminho, dois sambas chegaram a final e foram fundidos em um só.
Os sambas de André Diniz e Dedé do Cavaco a "selarem sua união" produziram um hino aos trabalhadores, que agora reproduzimos na ÃÂntegra:
Enredo: "Trabalhadores do Brasil"
Carnavalesco: Alex de Souza/
É mais que um samba o que se criou
É um hino ao povo trabalhador
A louvação a nossa gente
Vista indolente, pelos olhos da ambição
Nativa cor que foi presente
Pintou as dores da escravidão
A resistência mudou de cor e renasceu
Com a luta e a fé do negro
E ao quilombo ascendeu
Nosso ideal de liberdade
Cansado de ter nos ombros
Descanso do senhor, ecoou...
Que o brasileiro tem o seu valor!
Meu deus ajude o trabalhador!
Branca imigração cruzou o azul do mar BIS
Em nosso campo ver a vida melhorar
Voz de quem resistiu, a Era Vargas ouviu
Consolidar nossas conquistas,
Em direitos trabalhistas,
Comemora quem tanto lutou
Tempo de industrialização,
Candangos, então, erguem BrasÃÂlia
Sindicato consciente,
Terra para nossa gente cultivar democracia
Avante trabalhadores de Vila Isabel
Quem faz a hora não espera acontecer
Suor dessa gente, construiu esta nação
Verdadeiros filhos desta chão
Hoje é dia do trabalhador
Que conquistou o seu lugar
E vai nossa Vila, fazendo história REFRÃO
Pra luta do povo eternizar