A importância da fusão de Fetracs/DF e Fetracom/DF
Publicado: 07 Maio, 2009 - 00h00
Reunir na mesma entidade sindical companheiros/as da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Fetracs) e da Federação dos Trabalhadores no Comércio e no Setor de Serviços do DF (Fetracom) é um marco na história do ramo de comércio e serviços da CUT no Distrito Federal.
Foram mais de dez anos entre criação da Fetracs, oposição na Fetracom, articulações e diálogos até chegarmos à plenária que decidiu pela fusão de Fetracs e Fetracom no dia 25 de abril, no Clube dos Comerciários do DF.
Para o movimento sindical CUTista e para a Contracs é sem dúvida uma vitória e para os trabalhadores a certeza de que a luta será muito maior com as duas entidades unidas sob a bandeira da Fetracom.
Estamos colocando em prática, e de forma vitoriosa, a deliberação sempre presente da CUT de nos unirmos para fortalecer o projeto sindical CUTista e a classe trabalhadora.
Inicialmente, lá em 1999, criamos a Fetracs/CUT, na gestão da companheira Roselaine Pasquali na Contracs/CUT, seguindo a orientação de criarmos federações orgânicas à CUT para contrapor a estrutura oficial, engessada, paralisada, com recursos financeiros mas sem ação sindical.
Ao mesmo tempo em que lutávamos na Fetracs, consideramos muito importante fazer o enfrentamento da Fetracom por dentro da instituição. Por isso nos colocamos como oposição até que em 2004, depois de muita luta e superadas incontáveis dificuldades - inclusive prisões e coação policial com revólveres apontados para nossas cabeças -, conseguimos vencer o pleito e dar novos rumos à entidade.
Em seguida, conseguimos a filiação da Fetracom à CUT e assumimos o compromisso de debater e buscar a união de Fetracs/CUT (orgânica) e Fetracom (oficial) até o 10º Congresso da CUT, que será realizado em agosto de 2009.
Já em 2004 realizamos uma plenária para discutir a fusão das duas entidades e decidimos formar uma comissão para discutir o assunto.
Durante praticamente 5 anos, debatemos democraticamente as vocações, as ações, as necessidades de Fetracs e Fetracom até atingirmos a maturidade necessária para realizarmos a fusão das duas.
Agora, pós-fusão, temos uma Fetracom forte, alinhada com a concepção CUTista, representativa e de luta. Uma federação à altura dos trabalhadores/as no ramo de comércio e serviços.
No longo caminho a percorrer daqui pra frente, temos como importantes desafios: representar e defender os trabalhadores/as dos ataques patronais e neoliberais, organizar o ramo, reunir e coordenar o acúmulo de experiência dos/as dirigentes das duas entidades e crescer.
Continuamos o trabalho que teve início antes de 1999, com a certeza de que juntos somos fortes! Somos CUT!
Nasson Antonio de Oliveira é Secretário de Comunicação da CONTRACS/CUT, diretor Financeiro do Sindclubes/DF e Tesoureiro da CUT/DF.