
Nas ruas de Vitória, nosso Grito dos Excluídos foi um marco na luta por Soberania, Inclusão e Justiça!
Compartilhe
Neste 7 de setembro de 2025, nós, da Central Única dos Trabalhadores do Espírito Santo (CUT-ES), junto aos nossos sindicatos filiados, tomamos as ruas de Vitória para a 31ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas. Em um dia histórico, marchamos do Portal do Príncipe ao Palácio Anchieta, não para celebrar uma independência que nunca chegou para os mais pobres, mas para lutar por um Brasil verdadeiramente nosso.
Nossa presidenta, Clemilde Cortes, que liderou a caminhada, expressou o sentimento de todos e todas ao declarar: "Estamos aqui hoje, 7 de setembro, no Grito dos Excluídos, para pedir por inclusão, para gritar por soberania e [dizer] 'sem anistia para golpistas'". Essa é a voz da classe trabalhadora que ecoou forte na capital capixaba.
Estivemos em marcha ombro a ombro com a valorosa militância de organizações sociais parceiras, como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), e contamos com o apoio fundamental de partidos políticos e mandatos do campo democrático popular.
Agradecemos profundamente a cada companheiro e companheira que atendeu ao nosso chamado e se somou a nós neste dia de luta e resistência. Mostramos a nossa força e o nosso lado na história, defendendo a soberania nacional, os direitos do povo e exigindo justiça com um brado uníssono: Golpistas devem ser presos!
A luta continua, e nós seguiremos firmes na construção de um Brasil mais justo, soberano e democrático.