“Vamos unir forças para reconstruir o Brasil”, afirma Sérgio Nobre durante CECUT-CE

Congressos estaduais chegam à terceira semana com encontros em Pernambuco, Rio Grande do Sul e Sergipe

Publicado: 31 Julho, 2023 - 15h01 | Última modificação: 31 Julho, 2023 - 15h14

Escrito por: Luiz Carvalho | Editado por: Rosely Rocha

CUT-CE
Sérgio Nobre apontou importância dos CECUTs para unificar a luta da classe trabalhadora

O presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, durante o 15º Congresso Estadual da CUT do Ceará (CECUT-CE), ressaltou que os congressos estaduais que ocorrem em todo o país servem também como espaços de ampliação da unidade da classe trabalhadora, em defesa da reconstrução de um país com direitos e trabalho decente.

“Estes últimos sete anos foram os piores anos para a classe trabalhadora, foi um movimento muito forte de retirada de direitos, movimento este que foi consolidado com o golpe contra Dilma Rousseff, e agravado com os governos de Michel Temer e Bolsonaro. Mas com o apoio da CUT, conseguimos eleger um novo governo, e agora vamos unir forças para reconstruir o Brasil”, afirmou.

O CECUT-CE, que terminou no último domingo (30), em Fortaleza, com a presença de 404 delegados e delegadas eleitos em assembleias base, definiu o plano de lutas e as estratégias para o período de 2023 a 2027.
A nova direção da CUT-CE seguirá sob comando do metalúrgico Wil Pereira, reeleito por unanimidade, e comprometido em fazer uma nova gestão de intensa mobilização.

“Celebrar os 40 anos da CUT realizando mais um congresso é um momento histórico. Vamos juntos aprofundar o debate sobre a atual conjuntura, definir estratégias e frente de batalha para vencer os desafios que estão colocados para a classe trabalhadora”, afirmou.

Luta continua

Também em Rondônia, a CUT terá a continuidade do mandato anterior, com a presidenta Elzilene Nascimento reeleita. Mesmo cenário da CUT-MA, onde Manoel Lages foi reconduzido ao cargo durante o 14º CECUT-MA.

CUT-MACUT-MA
Manoel Lages foi reconduzido à presidência no Maranhão

“Nosso encontro foi repleto de boas discussões e isso fará com que nossas proposições e os desafios da classe trabalhadora no Maranhão cheguem ao 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT). São demandas que todos os ramos e setores trouxeram para dentro do congresso e farão com que as discussões abram as portas de um debate mais amplo nacional que aponte rumos e caminhos para uma luta unificada”, disse Lages.

CUT-PACUT-PA
No Pará, Elzilene Nascimento segue na presidência

Também no Paraná o 15º CECUT-PR terminou com a reeleição de Marcio Kieller como presidente.

A atividade realizada entre os dias 28 e 30 de junho contou com mais de 250 delegados e delegadas que compareceram à Associação Banestado, localizada na Praia de Leste, litoral paranaense e escolheram uma direção que definiu como uma das principais ações a manutenção da proximidade entre a CUT e os sindicatos.

“Durante nosso mandato percorremos mais de 100 sindicatos para trazer eles mais próximos da CUT. Temos o objetivo de percorrer os 180 existentes no estado e alinhar as demandas em favor da classe trabalhadora”, destacou Kieller.

CUT-PRCUT-PR
CUT-PR promoveu CECUT de intensos debates

Próximos encontros

A terceira semana de CECUTs começa com o congresso da CUT Pernambuco, no dia 2 de agosto.

O 16º CECUT-PE será realizado no Recife, no Centro de Formação de Lazer (CFL) do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sindsprev-PE), em Guabiraba, com a presença de 500 delegados e delegadas.

Segundo o atual presidente, Paulo Rocha, o momento é crucial para redefinir as prioridades de atuação do movimento sindical.

“Nesse momento em que superamos o negacionismo e as forças mais obscuras. Precisamos seguir na luta para construir uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária. Para isso, é fundamental participar de todo o processo de construção do Congresso Nacional da CUT. Temos boas perspectivas em Pernambuco, com a participação de todos os sindicatos cutistas do campo e da cidade, servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal, além da iniciativa privada” pontuou.

A partir do dia 4, a CUT Rio Grande do Sul e a CUT Sergipe também realizam as atividades estaduais organizadas para atualizar os planos de luta regionais, eleger as novas direções e definir os nomes dos delegados e delegadas que representarão as centrais estaduais no 14º CONCUT, que será realizado de 19 a 22 de outubro, em São Paulo.

O 16º CECUT da CUT-RS acontece no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, e receberá mais 400 delegadas e delegados, além de 40 observadores e observadoras eleitos pelas entidades filiadas.

Atual presidente da Central no estado, Amarildo Cenci, destaca que apesar da pandemia, mais de 30 sindicatos se filiaram ou se refiliaram à CUT-RS e que o congresso será o momento de consolidação desse crescimento da pauta defendida pelos trabalhadores e trabalhadoras.

“Nesse congresso particularmente temos uma expectativa de que a gente aprofunde a discussão sobre qual é o papel e o projeto da classe trabalhadora. Temos claro isso no sentido de nos organizarmos para intervir melhor nos locais de trabalho, nos territórios, nos espaços sociais em que participamos e como nós podemos ser protagonistas", definiu.