Escrito por: Redação CUT

Votação do Plebiscito Popular pelo fim da escala 6x1 mobiliza o país

Consulta popular vem ganhando apoio na sociedade civil e nas redes sociais. Votação já começou e vai até setembro

CUT/Ahead

O Plebiscito Popular 2025, que está sendo realizado em diversas cidades brasileiras, permitindo que a população dê sua opinião sobre o Fim da Escala 6X1, a Redução da Jornada de Trabalho sem redução de salário e a Isenção de Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais, com a maior taxação para quem ganha acima de R$ 50 mil, vem mobilizando trabalhadores e trabalhadoras pelo Brasil.

A votação, que já começou e vai até setembro, vem ganhando apoio na sociedade civil e nas redes sociais. O secretário nacional de Mobilização e Relação com Movimentos Sociais da CUT, Milton dos Santos Rezende, (Miltinho), destaca a importância de o dirigente sindical ir até o local de trabalho e dialogar com o trabalhador sobre a consulta popular.

“Nas ruas, na feira, igreja e escola. O corpo a corpo, o diálogo direto com o povo, é o coração do nosso plebiscito. O que está em jogo é mais do que a votação – é a construção de consciência, organização popular e força coletiva”, ressalta o dirigente.

Como votar?

Para votar presencialmente é simples, basta procurar o endereço de local de votação mais próximo e levar um documento com foto. Só é solicitado na cédula o nome completo, telefone pessoal e e-mail. A organização do plebiscito criou uma planilha para facilitar a busca dos locais é clicar aqui.

Na página oficial do Plebiscito Popular 2025 no Instagram está sendo divulgado todos os pontos de votação.

Todos podem votar?

O Plebiscito Popular é aberto e qualquer pessoa pode votar, basta responder às perguntas: você é a favor da redução da jornada de trabalho sem redução salarial, e pelo fim da escala 6×1? E você é a favor de que quem ganhe mais de 50 mil pague mais imposto, para que quem recebe até 5 mil não pague imposto de renda.

“É muito importante que o dirigente sindical saia lá do seu sindicato, vá até o local onde o trabalhador de aplicativo de entrega e de transporte se concentra. É este diálogo com o trabalhador e a trabalhadora no local de trabalho, na rua, na feira, na igreja, na escola”, avalia Miltinho.

Como ter uma urna do Plebiscito Popular?

Com o objetivo de mobilizar mais pessoas pelo fim da escala 6×1, o Plebiscito Popular possibilita que qualquer pessoa e instituição seja uma urna e incentive as pessoas próximas a votar.

Selecione “Faça o cadastro da sua urna!” e depois crie um cadastro ou acesse diretamente neste link.

- Preencha os dados cadastrais.

- Selecione uma instituição que você faça parte. Mas caso ela não seja uma das pré-indicadas é possível sugerir novas em “outras”

- Finalizado o cadastro, você será direcionado para uma aba em que é possível cadastrar os votos das cédulas recebidas em urnas e anexar o comprovante.

- Votos em duplicidade serão anulados.

Como posso participar do Plebiscito Popular 2025?

Na página do Plebiscito Popular no instagram e no site tem vários materiais de apoio que podem ser baixados.

Nos próximos dias, no site oficial do Plebiscito, estará disponível um link de votação direta digital, voltado para aquelas pessoas que ainda não conseguiram votar nas urnas.