Escrito por: Fetaema

Trabalhadores rurais realizam ato público...

Fetaema aproveita a data e inicia campanha para fortalecer a luta no campo



‘Eu Topo'. É esse o slogan da Campanha de Estadual de Sindicalização dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais que os 214 Sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), lançam nesta sexta-feira, dia 1º, ao meio das comemorações do Dia do Trabalho, em seu respectivo município. A campanha se estenderá até outubro, tendo como foco a sindicalização, redução dos inadimplentes, incentivo à contribuição sindical, aumento do número de aposentados e pensionistas e garantia dos direitos aos assalariados rurais.


Além da campanha, a classe trabalhadora rural vai comemorar a data nos nove Pólos Regionais da Fetaema (Alto Turi, Baixo Parnaíba, Baixada Maranhense, Baixada Oriental, Cocais, Mearim, Pindaré, Sul e Tocantina) com assembléias na sede dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), debates, apresentações culturais e forró.


O presidente do STTR de Bacabal, Inaldo Nascimento da Silva, afirma que a campanha "é um chama aos trabalhadores e trabalhadoras rurais para fortalecerem a nossa luta no campo. E uma das formas de estarmos fortalecendo é nos sindicalizando, participando das ações do nosso Sindicato, lutando pelos nossos direitos". Na região do Mearim a data será festejada também - com o lançamento da campanha - pelos sindicatos Peritoró, Lima Campos, Pirapemas, Pedreiras, Igarapé Grande, Poção de Pedras, Esperantinópolis, Lago dos Rodrigues, Logoa Grande, Paulo Ramos, Vitorino Freire, Bom Lugar, Pio XII, São Luiz Gonzaga e Lago Verde.


ATO PÚBLICO -
Em alguns municípios, como Colinas e Açailândia, serão realizados atos públicos, numa ação conjunta dos sindicatos de trabalhadores rurais e urbanos, além de dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) - a quem a Fetaema é filiada -, representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, várias igrejas, entidades estudantis e grupos culturais.


Para o presidente do STTR de Colinas, vereador Antonio Vieira, "é uma oportunidade rara para nós, trabalhadores rurais e urbanos, estarmos revelando para a sociedade a nossa luta de classe, as nossas reivindicações e as inúmeras conquistas que obtivemos ao longo desses anos".


O presidente do STTR de Açailândia Francisco Martins de Sousa (Tico), diz, por sua vez, que na Marcha do Trabalhador - que vai ganhar a BR-010 (Belém Brasília), com parada no trevo da BR-222 e ato público na Praça dos Pioneiros - "estaremos, juntos, trabalhadores do campo e da cidade, mostrando nas ruas o nosso poder de organização e de mobilização, e denunciando também a agressão ao meio ambiente - queimadas e desmantamentos de florestas, o agronegócio, o desemprego em massa no município e as péssimas condições de vida dos nossos trabalhadores".


ROMARIA
- Em Palmeirândia o Dia do Trabalho será comemorada com a 1ª Romaria do Trabalhador, envolvendo as 200 famílias da área quilombola do Cruzeiro e adjacência, que estão desde o final de março acampada às margens da MA-014 (a Transmaranhão), nas mediações do povoado Rumo, aguardando uma posição do Incra e da Justiça sobre as terras das quais foram despejados e estão sem condição de plantar as suas roças.


No município de Matinha, o STTR realiza o seu tradicional ‘Festejo de 1º de Maio', que inicia com uma Missa em Ação de Graças, seguida de debates sobre a origem e importância da data, palestra sobre a Previdência Social, lançamento da campanha de Sindicalização 2009. O ponto alto da festa, segundo o presidente do STTR, vereador José Orlando dos Santos, é o sorteio de instrumentos de trabalho do agricultor familiar (patacho, foice, enxada, machado, carro de mão, pedra de amolar, etc) e as apresentações culturais da região: Tambor de Crioula, Forró de Caixa, Cordão de São Francisco, Capoeira, Dança Portuguesa e Divino Espírito Santo.