Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região
Os trabalhadores na Autoliv de Taubaté estiveram mobilizados em assembleia realizada nesta quinta-feira, dia 28, em protesto contra demissões arbitrárias e posturas de assédio moral contra funcionários na empresa.
Segundo o secretário de Organização do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, Juarez Estevam Ribeiro, a empresa vem realizando demissões de forma arbitrária sem ao menos buscar uma solução negociada com o Sindicato.
“A empresa vem tratando os funcionários sem o devido respeito, sem compromisso social com a manutenção do nível de emprego e com a geração de renda para os trabalhadores”, disse Juarez.
De acordo com o dirigente, o Sindicato vem recebendo constantemente denúncias de trabalhadores na Autoliv sobre o comportamento e a postura truculenta de algumas chefias na empresa.
“Recebemos denúncias de que vários trabalhadores e trabalhadoras sofrem com os abusos de alguns encarregados e chefias, como falta de respeito e casos de humilhação em público no local de trabalho”, ressalta o dirigente sindical.
“Não vamos mais tolerar esse tipo de postura na Autoliv e queremos abrir uma negociação com a empresa para discutir estes casos”, disse ainda Juarez.
Na assembleia, os trabalhadores aprovaram um prazo de 48 horas para que a Autoliv inicie as negociações com o Sindicato, ou poderão ser realizadas paralisações de 2 horas nas entradas dos turnos em protesto a partir da próxima semana.
A Autoliv é a maior empresa de autopeças de Taubaté com cerca de 1.200 trabalhadores, e produz airbags e cintos de segurança para a maioria das montadoras nacionais.