Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté

Trabalhadores da Flextronics aprovam acordo...

Depois de dois dias de greve deflagrada na noite do último dia 2 de  março, os trabalhadores da Flextronics, empresa de eletroeletrônicos instalada às margens da rodovia Castelinho, em Sorocaba aprovaram acordo com a empresa que prevê folgas em sábados alternados para o primeiro e segundo turnos. Até então esses funcionários trabalhavam todos os sábados.


Os trabalhadores do terceiro turno também foram contemplados e conseguiram folgas alternadas aos domingos. Antes da greve o pessoal do terceiro turno trabalhava em todos os domingos.


Os acordos, negociado entre Sindicato e empresa, foi aprovado pelos trabalhadores dos três turnos na manhã, tarde e noite de sexta, dia 11. A fábrica emprega aproximadamente 5,5 mil funcionários.

 

No terceiro turno, no entanto, a aprovação foi questionadas por boa parcela dos trabalhadores, que pretendiam iniciar nova paralisação. "Mostramos isso à direção da fábrica e eles sabem parte dos trabalhadores continuam descontentes, Isso indica que uma outra greve na Flex não vai demorar tanto tempo como demorou para ocorrer a primeira", diz o diriegente sindical Alex Sandro Fogaça.


Além de conquistar folgas aos sábados e domingos alternados, os trabalhadores também não sofrerão descontos de DSR nem perderão a cesta básica. As horas paradas durante a greve, no entanto, serão pagas em forma de banco de horas.


"Se você for analisar de forma pontual, o ganho dos trabalhadores foi, de certa forma, pequeno. Mas se você ver de forma abrangente, vai perceber que a conquista foi sem precedente, afinal, a empresa apostava que seus trabalhadores não teriam coragem de parar a fábrica. Portanto, a greve em si foi a grande vitória dos trabalhadores", analisa Alex.


Alex parabeniza a disposição dos trabalhadores e pede para que se mantenham mobilizados para futuras paralisações, caso a empresa não cumpra o acordo e não diminua a pressão no local de trabalho.