Escrito por: Rogério Hilário - CUT-MG
Cutistas ganham eleição do Sindicato dos Servidores de Três Corações
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) mantém a hegemonia no Sindicato dos Servidores Públicos de Três Corações, no Sul de Minas Gerais. A chapa 1 Unidos para Lutar, de orientação CUTista, venceu a chapa 2 Um Novo Tempo obtendo 56,97% dos votos, contra 42,05% da oposição. A eleição aconteceu na quarta-feira (10), com a presença do presidente da CUT/MG, Marco Antônio de Jesus, e do tesoureiro da Central, Reginaldo Tomaz de Jesus. Doriane Cruz assume a presidência do Sindicato dos Servidores Públicos de Três Corações para um mandato de três anos.
“Foi uma vitória importante para o Sindicato e para a CUT, uma vez que a chapa de oposição vinha com um discurso de desfiliação da Central. Os trabalhadores mais uma vez reafirmaram seu compromisso com a CUT, elegendo uma direção comprometida com a luta. A presença do presidente da CUT Minas, Marco Antônio de Jesus, foi muito importante pois mostrou a capacidade da CUT em aglutinar todos os trabalhadores”, diz Doriane Cruz
“Nós agradecemos aos companheiros dos sindicatos da CUT que nos apoiaram, colocando suas Entidades à disposição da luta dos servidores de Três Corações para o fortalecimento da CUT. Agradecemos especialmente o Sindicato dos Servidores Públicos de São Paulo, a Fetam MG, CONFETAM , Sindicato dos Bancários de Brasília e Funcef-DF que nos deram apoio fundamental para chegar á vitória”, continua a presidente eleita do Sindicato.
Doriane Cruz revela que as principais propostas da nova gestão é “lutar por plano de cargos, carreiras e salários para os servidores, implementação do vale-transporte, por um Estatuto dos servidores que seja justo,entre outros, além de lutar incansavelmente pela valorização dos servidores públicos ativos e aposentados e pela defesa dos nossos direitos”. ”Já solicitamos ao DIEESE que faça um cálculo de nossas perdas para iniciarmos a campanha salarial na próxima semana. Temos muito a fazer e contamos com o apoio da CUT”, finaliza Doriane Cruz.
Quem é Doriane
Doriane é servidora pública há 21 anos, atualmente é lotada na Secretaria de Educação onde exerce suas funções na secretaria da Escola Municipal Capitão Morbello Vendramini(antigo Lar CristoCristo Rei). Está cursando o segundo período do Curso de Direito na Unincor. Sua trajetória é uma história de muitas lutas e doação ao próximo.
Em 1986, ela iniciou seu trabalho nas comunidades eclesiais de base, grupo da igreja católica que atuam nas comunidades mais carentes, discutindo suas realidades e propondo ações concretas, por toda a Diocese. Foi membro do Conselho Paroquial e Ministra da Eucaristia. Atuou na Associação de Moradores do Bairro Feira de Gado por 10 anos.
Doriane se filiou ao Partido dos Trabalhadores em 1988 e, um ano depois, ajudou a fundar o Sindicato dos Servidores Públicos de Três Corações. Ela já esteve à frente da diretoria da entidade por três mandatos como presidente e outros como secretária-geral e vice-Presidente, coordenando as lutas dos servidores de Três Corações por melhores condições de vida e de salários. Sob seu comando, o Sindicato e a categoria conseguiram muitos avanços para os servidores. Por causa de sua atuação, foi indicada para fazer parte da Direção Regional e Estadual da CUT em Minas Gerais, onde atuou como tesoureira por nove anos e como secretária-geral por mais três anos.
Foi membro efetiva da Comissão Nacional de Mulheres da CUT, que discute a igualdade de oportunidades para as mulheres, na vida e no mercado de trabalho. Ela também atuou na Federação Estadual dos Servidores Públicos de Minas Gerais e na Confederação Nacional dos Servidores Públicos, sendo suplente na representação das mulheres sindicalistas da Confederação na ISP, entidade Internacional de organização dos servidores públicos, com sede em Ferney-Votaire (França).