Escrito por: Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre: Chapa da CUT é eleita com 62%

SINTEAC

 

O resultado oficial das eleições do Sindicato dos trabalhadores em Educação do Acre (SINTEAC) foi anunciado na quinta-feira (21), pelo presidente da comissão eleitoral, José Arimatéia.

 

Manoel Lima, atual presidente da CUT, da chapa 3 Oposição: E Nessa Que Eu Vou, obteve uma consagradora vitória, com 4.040 votos, representando um percentual de 62%; enquanto que a chapa 2, da atual diretoria, teve somente 2.041, representando 31% e a chapa 1 ficou com apenas 414 votos, 7% do total.

 

Manoel informou que uma das prioridades da nova direção será buscar a unidade dos nove mil filiados do SINTEAC, que durante a atual gestão se afastaram do Sindicato, em função de uma sucessão de escândalos, denúncias e brigas internas dos diretores. Essa situação, aliada à desastrosa condução da última greve, provocou um enorme descrédito da entidade, tanto com os filiados, quanto na sociedade. O resultado das eleições demonstra o desejo de mudança da categoria.

A plataforma de campanha da chapa da CUT foi baseada em quatro metas; sendo que a primeira é na carreira de apoio, com o objetivo de regularizar a questão da dobra, padronizando a jornada em 40 horas, garantindo 80% de complementação; a segunda é o problema do reenquadramento dos professores que fizeram curso superior e dos que ingressaram no PCCS atual, ocorrido em 1999; a terceira meta é garantir o direito de aposentadoria integral no final de carreira; e o quarto objetivo, considerado o mais importante por Manoel Lima, é justamente o resgate da credibilidade; tanto internamente junto à categoria; quanto externamente na sociedade.

APOIO

A Chapa 3 contou com o apoio de todos os sindicatos filiados à CUT-AC e de militantes de partidos do campo popular e, também, da CUT-RO, que enviou uma equipe composta pelo militante Leonaldo, o presidente do SINTUNIR, Ari, o diretor do SINTERO, João Duarte, coordenados pelo presidente da Central, em Rondônia, Itamar Ferreira.

POSSE

O Estatuto do SINTEAC prevê que a posse dos candidatos eleitos é em até dez dias após as eleições. Nesse período, a CUT-AC definirá como ficará a presidência da Central no Acre, após Manoel Lima assumir a direção do maior Sindicato do Estado e um dos maiores da Região Norte.