Escrito por: Sindimetal-ES

Sindimetal-ES: Metalúrgicos demitidos...

 

Em reunião no dia 26/03, o Sindimetal-ES garantiu com o sindicato patronal (Sindifer) que as empresas terceirizadas que forem atuar no cronograma de novos investimentos dos grandes complexos industriais no ES devem aproveitar a mão-de-obra que foi dispensada nos últimos quatro meses.

Recuperar os postos de trabalho e garantir os empregos é o principal objetivo do Sindimetal-ES, nesse momento em que a produção do setores siderúrgico e metal mecânico capixabas teve uma redução, por conta da crise mundial.

Para isso, o presidente do Sindimetal, Roberto Pereira de Souza, tem dialogado com os empresários a fim de que seja dada prioridade aos trabalhadores.

"Precisamos minimizar os impactos causados pela demissão em massa dos metalúrgicos prestadores de serviço para os grandes complexos industriais como Vale, ArcelorMittal, Samarco e Aracruz Celulose", explicou Roberto, que conseguiu o compromisso dos empresários no reaproveitamento dos operários. "Não vamos esperar para quando retomarem a produção".

Segundo Roberto, os investimentos das empresas, como a 8ª Usina de pelotização da Vale, devem ser mantidos para recuperar o crescimento econômico do Estado.  "Agora é hora do esforço de todos, não só da classe trabalhadora, mas do Estado, das empresas e da sociedade em defender o emprego e os investimentos", disse.

Prioridade nos outros complexos
O presidente esclarece, ainda, que esse acordo foi fruto das pressões e manifestações contra as demissões feitas pelo Sindimetal nos meses de janeiro e fevereiro, quando aconteceu a maior parte das demissões.

Esse mesmo compromisso, o Sindimetal vai garantir com o Sindifer para os complexos da ArcelorMittal (ex-CST e Belgo), Samarco e Aracruz Celulose.

Banco de currículos
No acordo, o Sindimetal-ES será o responsável por encaminhar às empresas, a lista com os currículos dos trabalhadores terceirizados e que deverão ser recontratados. Para isso, criou um banco de currículos. O trabalhador deve enviar o currículo por e-mail curriculum@sindimetal-es.org.br ou entregar na sede do Sindicato e nas subsedes do interior do Estado em Linhares, Aracruz, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Anchieta,. Á medida que as empreiteiras forem contratadas, devem requisitar ao Sindimetal-ES a lista de trabalhadores que precisam para as funções a serem ocupadas.

O currículo do metalúrgico deve ter os dados pessoais e dos documentos, endereço, telefone e, principalmente, as três últimas empresas onde trabalhou, informando a função e os setores.  Essas informações são importantes para o encaminhamento do nome para a vaga, pois as empresas que pegarem novos contratos vão procurar mão-de-obra no banco de dados do Sindimetal-ES.