Escrito por: Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia (SinTPq)

Sindicato denuncia terceirização e CPqD...

Apósa denuncia do Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia(SinTPq) no Ministário Público do Trabalho e a marcação de uma diligência porparte da procuradora do trabalho, Alvamari Tebet, na última quarta-feira (25),a Fundação CPqD (empresa de pesquisa em Ciência e Tecnologia, localizada emCampinas) viu-se numa saia justa: teve que contratar 113 trabalhadores que eramterceirizados em função fim.

Naaudiência, ocorrida dia 19 de janeiro, representantes da empresa diziam que nãoacontecia terceirização no CPqD. "Contra os fatos não há argumentos, essascontratações comprovaram o que o sindicato dizia e reverteu a situaçãoprofissional de mais de uma centena de trabalhadores precarizados pelaterceirização" comemora a diretoria do SinTPq.

Os recém contratados terão nova vida funcional, com melhorias nos benefícios,como por exemplo os 70% de gratificação de férias e um plano de saúde decente.Além de terem agora direito a um vale refeição de quase R$ 500, fundo de pensãoe outros benefícios.

Masa contratacao dos 113 funcionários que eram terceirizados não é bom só paraquem foi contratado, mas também para todos os trabalhadores. Para o Sindicato,o CPQD nao vai mais demitir trabalhadores CLT para substituir por terceirizadose PJs, como ocorreu em 2009.

Uma história de erros
"Esta é uma história que se repete, quem era MOC (Mão de Obra Contratada)na decada de 90, sabe que tínhamos mais de 600 trabalhadores terceirizados para400 trablhadores do CPqD, os problemas eram parecidos e precisou de muita lutado sindicato e dos trabalhadores para que o CPqD reconhecesse que todos eram damesma empresa" lembra Silvio Spinella, diretor do SinTpq. Na época,precisou de um acordo judicial para o CPqD reconhecer o vínculo, desta vez foipor força do Ministério Público do Trabalho, através de nova denúncia dosindicato assim como na década de 1990.

20 anos de luta
O SinTPq faz 20 anos no dia 13 de novembro e mostra sua força e sua disposiçãopara continuar defendendo os trabalhadores. O reconhecimento por toda as lutastravadas se dá na sociedade e em tantos fóruns e atividades que o sindicato éconvidado a participar, e tambem com o crescimento das filiaçãoes nas empresasque o sindicato tem representado.
No CPqD foram muitas vitórias, como no caso da Unimed, da Sistel, das HorasExtras, que não eram pagas para os trabalhadores de formação superior, daisonomia homem/mulher, da MOC e agora da terceirização, entre tantas outras.Temos muitas lutas e vitórias para mostrar e esperamos que todo este esforço seconverta em trabalhadores mais esclarecidos sobre a importância de ter umaentidade representativa forte, e que se filiem ao Sindicato para que juntospossamos conquistar os avanços necessários e merecidos de nossa categoria.