Escrito por: CUT-DF
Em assembleia realizada nesta quarta-feira (24), categoria avalizou decisão após a abertura do diálogo com o governo
Segundo o presidente do Sindetran-DF – sindicato representativo dos servidores da autarquia -, Eider Marcos Almeida, a decisão foi tomada após a abertura do diálogo entre a categoria e o GDF. “O governo apresentou algumas propostas que foram analisadas pela categoria que, por sua parte, resolveu suspender a paralisação”, disse.
Em reunião com dirigentes do Sindicato e da CUT-DF, realizada na terça-feira (23), o secretário de Administração Pública do DF, Wilmar Lacerda, afirmou que vai reaver os pontos prejudiciais aos servidores do Detran-DF, publicados em decreto.
Apesar de alguns avanços, o que foi apresentado pelo governo ainda não atendeu as expectativas acerca da pauta de reivindicação da categoria. “Foi aberta uma porta para haver uma nova negociação. Vão implementar alguns itens e devolver alguns direitos dos servidores”, explicou Eider.
Dos mais de 40 pontos acertados com o GDF em 2011, apenas a convocação de novos servidores será cumprida de imediato. Wilmar Lacerda afirmou que, no máximo até a próxima semana, convocará 35 técnicos de trânsito e 35 assistentes de trânsito para as vagas que restaram do último concurso do Detran-DF.
Pontos importantes como a redução da jornada de trabalho de 40 para 35 horas semanais, qualificação dos servidores e reestruturação das carreiras, que já tinham sido acordados com o governo, não terão atendimento imediato. Segundo o secretário de Administração, os pontos poderão ser discutidos para possível implementação.
“Entretanto, o que toda a categoria quer é que o governo cumpra o compromisso feito ainda no ano passado”, afirmou o presidente do Sindetran-DF.
Pontos acordados
Neste ano, os 12 novos servidores do Detran-DF se assustaram ao saber do decreto que retirava o abono pecuniário, o adicional de insalubridade e dividia o auxílio-alimentação no valor fixo de R$ 304 mais complemento – o que bloqueia o reajuste real do benefício.
Segundo o secretário de Administração Pública do DF, “o governo não vai retroagir em nenhum benefício já concedido aos servidores”. Wilmar afirmou aos dirigentes do Sindetran-DF e da CUT-DF que “a questão do auxílio alimentação está resolvido”. “Vou mandar pagar o mesmo para todos a partir do mês que vem”, disse. O pagamento do benefício será feito em folha suplementar.
Apesar de não concordar com o pagamento do adicional insalubridade que, segundo o secretário, propicia a permanência de condições indevidas ao trabalhador, Lacerda também se comprometeu retomar imediatamente o pagamento do benefício aos novos servidores do Detran-DF.
Já o pagamento do abono pecuniário só será retomado em janeiro de 2013, de acordo com Lacerda. Entretanto, ainda não há garantia do pagamento retroativo do benefício, referente aos meses de setembro e outubro. “Vou ver a possibilidade de pagar o valor retroativo”, afirmou o secretário.
Wilmar Lacerda ainda se comprometeu a estudar a reestruturação das carreiras do Detran-DF, possibilitando reajustes salariais em 2013, 2014 e 2015. “Sem nenhuma chance de nova tabela em 2012”, fixou o secretário. Além disso, o representante do governo também disse que trabalhará uma forma de pagar o passivo dos trabalhadores do Detran-DF, que soma R$ 830.000.