Escrito por: Redação CNM/CUT

Série da TVT, "À Flor da Pele" grava experiências da comunidade Quilombo na Bahia

Imagens realizadas no Vale do Iguape, na região do Recôncavo Baiano, fazem parte de documentário com 13 experiências regionais que vai ao ar em 2023

Divulgação TVT

A TVT (TV dos Trabalhadores) avança com a produção de episódios da série À Flor da Pele, projeto que tem como objetivo retratar experiências de vida, superação e autossuficiência a partir da organização social de grupos de regiões periféricas do Brasil.

Composto por 13 capítulos, de 30 minutos cada, nesta fase o projeto retratou o cotidiano de famílias do Quilombo de Kaonge, no Recôncavo Baiano, a cerca de duas horas de Salvador.

O local, abriga comunidades remanescentes quilombolas, destaca-se pela multiplicidade cultural, com manifestações e práticas religiosas que caracterizam a identidade única do território.

As filmagens retrataram a Festa da Ostra, cultivo de ostras, navegação sob sol forte pelo Rio Paraguaçu, ruínas históricas, preparação do azeite de dendê com ervas, samba de roda, reunião com lideranças quilombolas e depoimentos ricos em ancestralidade e espiritualidade.

"No Recôncavo Baiano, retratamos experiências de comunidades quilombolas do Vale do Iguape, remanescentes dos engenhos de açúcar da época da escravidão", afirma Bruno Carneiro, diretor de programa.

Neste episódio, a produção apresenta o Conselho Quilombola Vale do Iguape, a organização social, política e as experiências de economia solidária que asseguram a sobrevivência das famílias.