Escrito por: Viviane Barbosa - CNTT-CUT
Os trabalhadores na Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), conhecidos como marronzinhos, que estão em Campanha Salarial podem cruzar os braços a partir do dia 4 de setembro. A data-base do setor é 1º de maio. A categoria rejeitou o índice de 4,14% de reajuste salarial proposto pela Companhia e aprovou uma paralisação geral. A proposta reivindicada pelo Sindviários é de 12%.
O Secretário Geral do Sindicato e diretor Nacional de Formação da CNTT-CUT, Alfredo Coletti Bocci, falou com o Portal da CNTT-CUT e disse que a negociação da Campanha será levada para a Superintendência Regional do Trabalho (SRT). “A nossa categoria está muito descontente com a proposta da CET. Além disso, tem sofrido com a sobrecarga operacional devido à falta de contratação de mão-de-obra”, explica.
Coletti também explica que o sucateamento nas instalações por falta de manutenção, a terceirização/privatização de áreas e/ou benefícios, a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de um projeto de qualificação profissional visando a Copa do Mundo são outros problemas enfrentados pelos trabalhadores na CET.
Doação de sangue
Na última sexta, dia 10, os marronzinhos fizeram um grande gesto de solidariedade: doaram sangue na Fundação Pró-Sangue do Hospital das Clínicas. “Foram centenas de bolsas de sangue coletadas mostrando que, além de darmos nosso suor todos os dias, também somos solidários. O ato teve o comparecimento massivo da categoria, por livre e espontânea vontade. Queremos que a CET faça a sua parte e pague um aumento salarial decente”, finaliza Coletti.