Escrito por: CUT

Governo apresenta proposta de 21% de reajuste ao Judiciário

Presidenta vetou aumento de até 78% para a categoria

Foto: STF

O governo federal deve estender ao Judiciário a proposta de 21% de aumento, que também será oferecida a todos os servidores públicos. O reajuste deve ser pago em parcelas, a partir de 2016. A medida ainda será discutida com o presidente do Superior Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandovski.

Mesmo com a proposta, técnicos do STF e o Ministério do Planejamento devem seguir se reunindo para negociar. Para Lewandovski, o reajuste de ser “condizente com a realidade econômica do País.”

A proposta de 21% vem dois dias após a presidenta Dilma Rousseff (PT) vetar o reajuste de até 78%, aprovado no Congresso Nacional. A petista classificou como “lamentável” e “insustentável”, o reajuste aprovado pelos parlamentares.

Em entrevista na última quarta-feira (22), o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, exaltou a coerência do governo em sua proposta. “Estamos sugerindo ao Judiciário cenários de reajuste que sejam compatíveis tanto com a preservação do poder de compra do salário dos trabalhadores quanto com a realidade fiscal que estamos vivendo hoje.”