Escrito por: Fittel/CUT emite carta denúncia e inicia ações em defesa dos sindicalistas
Após a arrogância durante a negociação, quer dizer, tentativa ainda não concluída, de negociação do Acordo Coletivo 2007/2009, a EMBRATEL (Empresa Brasileira de Telecomunicações), de propriedade do mexicano Carllos Slim, demitiu ainda no mês de novembro de 2007 o companheiro Eduardo Diatai, funcionário concursado da empresa há mais de trinta anos e dirigente sindical, após o mesmo ter se posicionado a favor dos trabalhadores em assembléia. No dia 07 de fevereiro de 2008, o também dirigente sindical José Ribamar Ribeiro Freitas (RIBEIRO) funcionário concursado da empresa há 28 anos foi sumariamente demitido. Ribeiro é presidente do SINTTEL-CE (sub-judíce) Secretário-Geral da FITTEL por dois mandatos consecutivos, membro da Comissão Nacional de Negociação da FITTEL-EMBRATEL há mais de dez anos, sendo hoje dirigente nacional da federação, ocupando o cargo de membro efetivo do Conselho Fiscal.
Na verdade ações como estas se caracterizam como práticas anti-sindicais, merecendo o repúdio de todos e todas. A FITTEL vem a público denunciar e repudiar esses desvios de comportamentos que em nada contribuem para o fortalecimento da relação capital-trabalho, que devem sempre se pautar pelo reconhecimento e respeito às instituições e aos seus respectivos dirigentes.
Nos dois casos em tela, a FITTEL se posicionou intransigentemente em defesa dos dois companheiros, a exemplo de casos semelhantes. Portanto conforme deliberação de nossa DIRECO EXECUTIVA NACIONAL realizada nos dias 12 e 13 de fevereiro, em Brasília exigimos a imediata reintegração de EDUARDO DIATAI e RIBAMAR RIBEIRO. Entendemos que revendo o equivoco praticado como das duas demissões a EMBRATEL demonstre, na pratica, querer retomar o dialogo com a comissão nacional de negociação da FITTEL e com a própria Federação.
De conformidade com o acima exposto, e ainda, por deliberação da Executiva Nacional, orientamos que as entidades sindicais em cada localidade, encaminhe carta ao Presidente da empresa, com cópia para Raíssa Lumack e Sérgio Moutinho, integrantes e representante da Comissão de Negociação da Embratel, protestando e exigindo providências no sentido da imediata regularização dessa inadmissível situação, sob pena de estremecimento do atual nível de relacionamento:
Abaixo informamos os endereços para envio da correspondência de repúdio:
José Formoso Martínez
Presidente da EMBRATEL S/A
Av. Presidente Vargas, 1012
20071-910 Rio de Janeiro – RJ
E-mail: pres@embratel.com.br
Raíssa Lumack
Diretora Executiva de Recursos Humanos e Qualidade
E-mail: rlumack@embatel.com.br
Sérgio Moutinho
Gerente de Planejamento de Recursos Humanos
E-mail: smoutin@embratel.com.br
Saudações Sindicais!
HAMURABI DUARTE
Secretário de Políticas Sindical e Social
Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações – FITTEL/CUT