Escrito por: Redação CUT

Pesquisa: 62,9% aprovam taxar ricos, 84% a isenção do IR e Lula vence no 1º turno

Pesquisa AtlasIntel mostra que o presidente Lula venceria as próximas eleições em 1º turno, e que a maioria da população aprova cobrar mais impostos dos super-ricos para pagar isenção do IR e programas sociais

Roberto Parizotti (Sapão)
Manifestação em julho deste ano em São Paulo

A pesquisa AtlasIntel com mais de 14 mil pessoas, divulgada nesta sexta-feira (24), mostra que a maioria da população brasileira é favorável a taxar os super-ricos; a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais e os programas sociais do governo federal.

Confira dos dados

84% aprovam a isenção do imposto de renda ;

69% descontos nas contas de luz para famílias de baixa renda;

65% o fim da obrigatoriedade de autoescola para obter a CNH e;

62% a distribuição de gás de cozinha para famílias pobre

AtlasIntel

Ainda sobre o IR, a maioria da população (60,6%) acredita que a isenção vai melhorar a economia e reduzir a desigualdade social e  melhorar o poder de compra.

AtlasIntel

AtlasIntel

Maioria aprova taxar super-ricos

62,9% aprovam a taxação de super-ricos para financiar programas de combate à pobreza, fome e preservação ambiental

AtlasIntel

Lula vence no 1º turno em 2026

A mesma mostra que o presidente Lula (PT) vence seus adversários nas próximas eleições presidenciais, em 2026, no 1º turno, com 51,3% dos votos. Para vencer no 1º turno o candidato tem de ter mais 50% + 1% de votos.

Foram colocados como prováveis candidatos Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, Michelle Bolsonaro, ex-primreira dama, Romeu Zema, o governador de Minas Gerais, Ratinho Jr, governador do Paraná, entre outros. Sem o presidente Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, lidera a disputa com 13 pontos sobre o governador paulista. A pesquisa não traz as intenções de votos no segundo turno caso o candidato seja Haddad.

Avaliação da imagem dos políticos

O presidente Lula lidera com uma avaliação positiva de 50% dos pesquisados e 40% negativa. Em segundo aparece o ministro da Fazenda, Fernando Haddad com 47% e 50% respectivamente. Os últimos colocados são os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre com 10% de aprovação e 68% de reprovação e, por último, o da Câmara Federal, Hugo Motta com apenas 3% de aprovação e 83% de rejeição.

Leia a íntegra da pesquisa aqui

Margem de erro

A AtlasIntel ouviu 14.063 eleitores entre os dias 15 e 19 de outubro. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos.