A Central Única dos Trabalhadores (CUT) lamenta profundamente o falecimento de Paulo Frateschi, militante histórico da esquerda brasileira, ocorrido em 6 de novembro de 2025
Frateschi foi um lutador em defesa do Brasil e do povo brasileiro. Contribuiu com a redemocratização do Brasil sendo figura central na luta contra a ditadura militar e sendo um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). Foi deputado estadual por São Paulo e presidente do PT no mesmo estado. Marcou a organização sindical em São Paulo como dirigente da APEOESP. Sua trajetória foi marcada pelo compromisso com a democracia, os direitos sociais e a organização da classe trabalhadora.
Com forte atuação sindical e política, Frateschi esteve ao lado de Lula e de tantos outros companheiros e companheiras na construção de um Brasil mais justo. Sua vida foi exemplo de coragem, lealdade e resistência, mesmo diante de tragédias pessoais e adversidades.
A CUT se solidariza com seus familiares, amigos e companheiros de militância. Paulo Frateschi deixa um legado que seguirá inspirando gerações.
Paulo Frateschi! Presente!
São Paulo, 6 de novembro de 2025.
Direção Executiva Nacional da CUT