Escrito por: Redação CUT
As pesquisas apontavam empate entre o PS, que tever 41,68% dos votos, e o Partido Social Democrata (PSD), liderado por Rui Rio, que alcançou 27,8% dos votos, levando 71 cadeiras
O Partido Socialista, do primeiro ministro António Costa, que já estava no poder em Portugal, surpreendeu e, após pesquisas indicarem empate técnico com o partido de oposição, ganhou uma inesperada maioria absoluta nas eleições gerais realizadas neste domingo (30).
Com 99,1% das urnas apuradas, o Partido Socialista tinha 41,68% dos votos, o que dava a legenda o direito a 117 cadeiras, uma a mais do que o necessário para garantir a maioria absoluta no parlamento de 230 assentos.
As pesquisas apontavam empate técnico com o Partido Social Democrata (PSD), liderado por Rui Rio, com 27,8% dos votos, levando 71 cadeiras.
A eleição foi convocada no ano passado, quando António Costa não conseguiu aprovar o orçamento após ter perdido o apoio de dois partidos menores.
Costa afirma que Portugal precisava de estabilidade para garantir a recuperação econômica, depois da crise provocada pela pandemia.