Escrito por: Hora do Povo
O vice-presidente doSindicato Nacional da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco), Leon Myssior,afirmou que a responsabilidade pelo atraso nas obras nos 12 estádios quereceberão os jogos da Copa do Mundo em 2014 é da Fifa (Federação Internacionalde Futebol), assim como do Comitê Organizador Local, e não dos profissionaisenvolvidos nos projetos. Segundo ele, os atrasos ocorrem em função de inúmerasalterações nos projetos solicitadas para atender acordos comerciais comfornecedores e patrocinadores.
“Esta informação [queculpa os projetos pelos atrasos] não é apenas incorreta, mas também temerária,na medida em que lança sobre os arquitetos uma suspeição de incapacidadetécnica, francamente em oposição à qualidade dos projetos e à flexibilidade noatendimento das exigências ao longo dos últimos 18 meses, marcados porindefinições por parte da Fifa e de constantes mudanças por parte do ComitêOrganizador Local (COL)”, afirmou Myssior. “O Brasil é, hoje, uma referênciamundial em tecnologia de projetos esportivos, graças à qualidade dos nossosarquitetos”, ressaltou.
Segundo Myssior, “a Fifa,através do COL, em função de recentes acordos comerciais com fornecedores eparceiros, tem solicitado alterações significativas nos projetos dos estádios.Essas modificações alteram consideravelmente a geometria das arquibancadas e avisibilidade dos espectadores, provocando, segundo os autores dos projetos,alteração em praticamente todos os desenhos já entregues (alguns, inclusive,licitados)”.