Escrito por: FEM-CUT/SP com informações do Sindicato dos Metalúrgicos de Salto

Metalúrgicos da Kanjiko em Salto (SP)...

Depois de oito dias de paralisação, os trabalhadores da Kanjiko do Brasil Indústria Automotiva, localizada na cidade de Salto, aceitaram a nova proposta da empresa e voltaram ao trabalho na segunda-feira, dia 8. A categoria entrou em greve, no dia 1º de novembro, reivindicando a valorização nos salários (compatíveis com as funções desempenhadas); o aumento do valor de ticket refeição e, principalmente, condições dignas de trabalho, sem perseguições e maus tratos.

Em nota, o Sindicato dos Metalúrgicos destacou que “a proposta da empresa agradou a maioria dos trabalhadores e parabenizou a categoria pela união”.

Apoio

Durante os dias da paralisação, diretores do Sindicato foram à empresa e realizaram assembleias com os trabalhadores. No local, também compareceram representantes de outros sindicatos da cidade e região, que apoiaram a ação. Durante o protesto, a empresa pediu a presença de policiais militares, como modo de coagir e inibir principalmente os trabalhadores. Segundo o Sindicato, os policiais apenas presenciaram uma manifestação pacífica e legítima.