Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba
OSindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba foi barrado às 5h na empresa Tecsis aotentar obter informações oficiais sobre um acidente de trabalho que aconteceuno último dia 23, na fábrica de Sorocaba, que ocasionou a morte do metalúrgicoAparecido Moiséis Guimarães, do setor de Acabamento.
O acidente aconteceu por volta das 3h da madrugada, quando uma peça deaproximadamente 1 tonelada, presa a uma trave com rodas e transportada por umaempilhadeira, tombou sobre Aparecido.
O trabalhador foi socorrido pelo Resgate Municipal e levado ao HospitalRegional. Mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu uma hora após darentrada no Hospital.
Aparecido tinha 44 anos de idade e era líder de Corte e Furação e trabalhava naTecsis desde 2001. Logo após o acidente, todos os trabalhadores daquela fábricaforam dispensados.
Segundo informações de colegas de trabalho da vítima, uma peça semelhante a quematou Aparecido já havia tombado na produção uma semana atrás. Porém, naquelaocasião, por sorte, não havia operários próximos à peça.
"Vários colegas vinham alertando à chefia que um acidente desses poderiaocorrer. A forma de transporte dessa peça era perigosa. Ouvi váriostrabalhadores comentando: será que vai ter que acontecer uma tragédia para quea Tecsis tome providências?", afirma um funcionário que pediu para não seridentificado.
Sindicato na fábrica
Sindicalistasmetalúrgicos estiveram na fábrica para obter informações da empresa, mas forambarrados na portaria. Os dirigentes sindicais então chamaram a Polícia Militare os policiais fizeram a primeira verificação do local do acidente.
No final da tarde, a assessoria de imprensa das Tecsis enviou um comunicadooficial da empresa para o Sindicato.