Escrito por: Liderança PT/Câmara

Massacre de Eldorado de Carajás faz 13 anos...


 

Nesta quarta-feira (15) coordenadores de frentes parlamentares que, de alguma forma, discutem a questão agrária no Brasil farão reunião para lembrar os 13 anos do tristemente famoso Massacre de Eldorado dos Carajás (PA). No massacre, que ocorreu no dia 17 de abril de 1996, 19 trabalhadores sem terra foram assassinados em confronto com policiais militares.

O debate se insere dentro das programações para lembrar a data e vai tratar também de questões relcionadas à reforma agrária e à soberania alimentar. O debate acontece de 9h às 13h, no auditório Nereu Ramos da Câmara. João Pedro Stédile, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) participa do debate.

Pelo PT participam os deputados Dr. Rosinha (PR), coordenador da Frente Parlamentar da Terra; Eudes Xavier (CE), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária no Brasil; Nazareno Fonteles (PI), coordenador da Frente Parlamentar da Segurança Alimentar e Nutricional; Anselmo de Jesus (RO), coordenador da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar; Vicentinho (SP), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Quilombos e Eduardo Valverde (RO), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas.

Paralelamente às palestras haverá exposição de publicações, painéis fotográficos, cartazes e produtos da reforma agrária.

Entre os 144 indiciados pelas mortes em Eldorado de Carajás, dois foram condenados até agora: o coronel Mário Pantoja e o major José Oliveira. Eles aguardam em liberdade o julgamento dos recursos das sentenças.