Escrito por: CUT Regional Zona da Mata/MG
Na última quarta-feira, 30 de setembro, sindicalistas de toda a região, convocados pela CUT Regional Zona da Mata/MG, realizaram uma ato de protesto contra as 66 demissões da Vale em Santa Rita de Jacutinga, onde a empresa encerrou suas atividades.
Estiveram presentes a CUT Regional Zona da Mata, CUT Estadual, STIM-JF, SINTECT-JFA, SINPRO-JF, SINTEX-JF, SINDSEP-MG, FEM, SINSERPU-SRJ, SINTRASERP-BJ, SINDMETALFS, STR-SRJ, Vereador Betão (PT/JF).
O ato contou com a presença de mais de 300 participantes que se manifestavam a cada fala dos sindicalistas presentes. O desrespeito da Vale com seus trabalhadores e com o povo de Santa Rita de Jacutinga levou a indignação a todos.
O advogado do Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda e também do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga adiantou que, juntamente com o advogado dos trabalhadores de Santa Rita, irá entrar com uma ação jurídica para reverter a demissão em massa realizada pela Vale..
O apoio dos diversos sindicatos e da CUT chamaram a atenção dos trabalhadores para a possibilidade de ocupação da empresa pelos trabalhadores. O vereador Betão (PT/JF) afirmou que irá levar o caso para ser discutido no Partido dos Trabalhadores.
Após o ato, os manifestantes, gritando palavras de ordem e fazendo discursos de indignação e de radicalização da luta, seguiram em passeata até a Câmara Municipal para a realização da Audiência Pública.
A pedido do presidente da Câmara, vereador Luiz Fernando do Vale, foi aprovado, por unanimidade a CPI da Vale. Outros encaminhamentos também foram tomados, como por exemplo, levar até a Assembléia Legislativa de Minas Gerais a reivindicação de uma Audiência Pública para debater sobre os desmandos da Vale em Minas.
Com certeza, essa é uma luta que está apenas começando, mas a CUT Regional Zona da Mata-MG deu um grande importante impulso a essa luta. Vamos seguir apoiando e participando de todas as lutas que surgirem em nossa região.
Somos fortes, somos CUT!