Ato na Praça Raul Soares, neste sábado (1º), reúne movimentos sociais contrários à privatização das estatais mineiras
No próximo sábado (1º), a Praça Raul Soares, em Belo Horizonte, será palco de uma manifestação em defesa das empresas estatais mineiras e contra a chamada “PEC do Cala Boca”, que tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O ato está marcado para as 9h e promete reunir diversos movimentos sociais, sindicais e populares sob as bandeiras “Pela Copasa Pública” e “Contra a PEC do Cala Boca”.
A mobilização ocorre em meio à repercussão da recente votação na ALMG, que busca restringir o direito da população de se manifestar, por meio de plebiscito, sobre eventuais processos de privatização de empresas públicas essenciais, como Copasa, Cemig e Gasmig.
Nos últimos meses, o governo de Romeu Zema (Novo) tem enfrentado resistência popular e política em sua proposta de privatização. Durante as negociações, a Cemig foi retirada do projeto, enquanto a Copasa passou a ser o principal alvo. Já a Gasmig chegou a ser incluída de forma repentina nas discussões, gerando novas reações contrárias.
Para os organizadores do ato, as recentes movimentações na Assembleia indicam que “as estatais mineiras estão em risco” e que “a hora de agir é agora”. A convocação nas redes sociais chama a população a ocupar as ruas de Belo Horizonte no sábado. Leia mais.
“A energia que move a política é a participação popular. Nossa resposta deve vir das ruas”, afirmam os movimentos convocantes.
A concentração está marcada para as 9h, na Praça Raul Soares, no Centro da capital. Os organizadores recomendam o uso de protetor solar e boné, já que a programação começa pela manhã e deve se estender ao longo do dia.
com informações da CUT MG*