Escrito por: Divulgação
No dia 1º de abril, a partir das 19 horas, ocorrerá, no Memorial do Rio Grande do Sul, o lançamento do livro Não calo, Grito: Memória Visual da Ditadura Civil-Militar no Rio Grande do Sul escrito pela professora da UFRGS Carla Simone Rodeghero e os historiadores Gabriel Dienstmann e Dante Guimaraens Guazzelli.
A proposta de elaboração deste livro foi submetida e aprovada pelo edital do Projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, e foi desenvolvida no Centro de Assessoria Multiprofissional (CAMP). A obra traz mais de 300 imagens (principalmente fotos e charges) sobre a ditadura no Rio Grande do Sul e visa contribuir para a sistematização do conhecimento histórico e para o resgate da memória visual do período ditatorial aqui no estado. A ideia desta publicação surgiu a partir da constatação de que as imagens mais divulgadas sobre a ditadura se concentravam em fatos e personagens geralmente localizados no centro do país.
Apesar de centrada na realidade gaúcha, a obra tem contribuições para o entendimento do quadro geral da ditadura no Brasil. Esse material tem uma preocupação pedagógica, manifesta tanto na seleção das imagens quanto na elaboração do texto. Uma brochura, destinada aos professores, acompanha o livro e traz sugestões para a utilização do material em sala de aula, especialmente com alunos do ensino médio.
Fazem parte do livro trabalhos de Assis Hoffmann, Eduardo Tavares, Antônio Vargas, Luiz Eduardo Achutti, Ricardo Chaves, Daniel de Andrade Simões, Jaqueline Joner, Luiz Abreu, Eneida Serrano, Sampaulo, Bendati, Santiago, Edgar Vasques, Canini, Luiz Fernando Verissimo, Wilson Cavalcanti, Juska, Eugênio Neves, Bier, entre outros.
No evento de lançamento, haverá uma mesa-redonda com os autores e alguns artistas envolvidos, além de representantes da Comissão de Anistia e do Centro de Assessoria Multiprofissional (CAMP) e, após, ocorrerá a distribuição gratuita do livro e a sessão de autógrafos.
O que:
Lançamento do livro "Não calo, Grito: Memória Visual da Ditadura Civil-Militar no Rio Grande do Sul"
Quando:
1º de abril
Onde:
Memorial do Rio Grande do Sul
Contato:
Gabriel Dienstmann, historiador - (51) 8162.8632