Escrito por: CUT-RS

Lançado o Fórum Social Mundial Dez anos...

Foi lançado ao meio dia desta quinta-feira, 23, o Fórum Social Mundial Dez Anos, que acontecerá de 27 a 31 de janeiro de 2010. O evento de lançamento foi realizado no 2º andar do Mercado Público de Porto Alegre.

Para comemorar os 10 anos do evento será realizado o "Fórum Social Mundial - Dez Anos - Grande Porto Alegre", que consistirá de duas iniciativas paralelas. Um seminário de reflexão sobre o processo do FSM, organizado por algumas entidades e redes promotoras do evento, que acontecerá em Porto Alegre. E um Fórum auto-organizado, que deverá ocorrer em várias cidades da região metropolitana de Porto Alegre: Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga, organizado por um grupo de entidades e movimentos sociais do Rio Grande do Sul.

O presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski, disse que o principal objetivo dessas atividades é trazer o Fórum de volta para a capital gaúcha. "O Fórum Social Mundial é de todos, mas nasceu aqui em Porto Alegre e isso tem todo um simbolismo que não pode ser esquecido", declarou. Para o presidente cutista, as atividades descentralizadas marcam a evolução do evento e o acúmulo de experiência desses 10 anos. "O debate do próximo Fórum não será apenas político e sim uma grande reflexão", finalizou.

O seminário é uma atividade comemorativa e ao mesmo tempo, prospectiva, que estará voltado para lideranças dos movimentos sociais e das redes, membros do Conselho Internacional, intelectuais identificados com o Fórum e representantes dos comitês organizadores de fóruns.

Além disso, o evento é também uma aposta na vitalidade do processo no próximo período, devendo estimular e impulsionar o Fórum Social Mundial 2011 que se desdobrará em um calendário ao longo do ano: o Fórum Temático "Crise de civilização" no primeiro trimestre, na Região Andina; o Fórum Social dos EUA, em julho; o Fórum Social Europeu, que ocorrerá em Istambul, em setembro de 2010; e o próprio Fórum Social Mundial 2011, que ocorrerá, como evento centralizado, na África, em janeiro de 2011.

Considerado o criador do FSM e membro do Comitê Internacional do FSM, Oded Grajew, visivelmente emocionado, disse que não tinha como comemorar os 10 anos do evento em outro lugar, que não fosse a cidade de Porto Alegre. "O Fórum é da sociedade e queremos diversas pessoas para ajudar nessa reflexão". Grajew falou ainda que o FSM é organizado pela própria sociedade e por isso chegar a uma década é "um passo a frente". 

Mauri Cruz, diretor regional da ABONG, convidou todos para participarem da plenária de organização do Fórum, que será realizada no dia 20 de maio, às 19h, no salão da Igreja Pompéia, em Porto Alegre.

Também participaram do evento a representante da Marcha Mundial de Mulheres, Claudia Prates; o vice-prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti (PDT); o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PT); o prefeito de São Leopoldo, Ari Vanazzy (PT); o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcisio Zimmermann (PT), os deputados estaduais Adão Villaverde (PT) e Elvino Bonh Gass (PT) e representantes de entidades sindicais e sociais.