A greve nacional dos servidores do INSS ficou mais forte nesta quinta-feira, 25/06, com a adesão de Pernambuco. Agora, já são 20 Estados que participam do movimento. Nos próximos dias, trabalhadores de mais quatro estados vão fazer assembléias com indicativo de greve.
Neste primeiro dia de mobilização, 80% da categoria em Pernambuco aderiram ao movimento paredista. Pela manhã, os trabalhadores estiveram concentrados na Gerência Recife do INSS, na Avenida Mário Melo, em Santo Amaro.
O comando de greve informa que a assessoria jurídica do Sindsprev/PE vai entrar com uma ação na justiça solicitando que o INSS anule o ato administrativo que determinou o código 28, falta injustificada na freqüência dos servidores em greve.
Na ação, o Sindicato vai alegar que a aplicação do código 28 desrespeita os princípios constitucionais e legai. solicitará que as ausências ao serviço sejam computadas corretamente com o código 95, direito de greve.
Na avaliação do comando de greve do Sindicato, a aplicação do código 28 é um atentado contra o direito de greve. Caracteriza-se como uma intimidação contra os servidores, que se sentem obrigados a trabalhar mesmo estando amparados pelo Constituição.
"É importante ingressar na justiça em defesa dos nossos direitos. Não podemos achar que as nossas reivindicações serão revolvidas nos tribunais. Vamos fortalecer a greve para que sejam abertas as negociações com o Governo Lula", disse o coordenador geral do Sindsprev, José Bonifácio do Monte.