Imóvel rural é destinado à reforma agrária no Médio São Francisco/PE

A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Médio São Francisco, em Petrolina (PE), foi imitida na posse da fazenda Barra do Exu, localizada no município de Serra Talhada, no sertão pernambucano, a 415 quilômetros Recife.

O imóvel rural tem extensão de 1,3 mil hectares e vai possibilitar o assentamento de 30 famílias de trabalhadores rurais ligadas a Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura de Pernambuco (Fetape). A imissão na posse aconteceu na última quinta-feira (22) e foi oficializada pela Procuradoria Federal do Incra e pelos oficiais da 18ª Vara Federal de Serra Talhada.

A fazenda vai dar origem ao Projeto de Assentamento Barra do Exu, cujas famílias já foram cadastradas pelo Incra. Os agricultores selecionados receberão 29 hectares de uma área de Caatinga, onde poderão desenvolver a criação de ovinos, caprinos e animais de pequeno porte, além das roças de subsistência para a produção de feijão, milho, mandioca, capim de corte e melancia forrageira para alimentar os animais.

Após assentadas, as famílias terão direito aos Créditos Instalação e Habitação, no valor de R$ 2,4 mil e R$ 7 mil respectivamente, assim como, assistência técnica e acesso ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).