Escrito por: Fabio Godoy/ Educador da Escola SP
Entre 19 e 21 de maio, no Sindicato dos Bancários de São Paulo, dirigentes do estado iniciaram o processo de formação de formadores e se tornarão futuros formadores da Rede Nacional de Formação
Nos dias 19, 20 e 21, foi realizado o primeiro módulo do curso de FFI – Formação de Formadores Inicial da turma da Escola Sindical São Paulo.
A Turma de futuros formadores e formadoras dirigentes militantes da Escola São Paulo tem 26 cursistas que se desafiarão a completar seis módulos onde entre teoria e prática irão se capacitar para fazer a formação de base em seus ramos e sindicatos.
O programa Formação de Formadores inicial tem como objetivos: formar dirigentes, lideranças, militantes e assessorias sindicais para atuarem como formadores(as), militantes nos diferentes espaços da Rede de Formação da CUT; promover um processo permanente de formação para educadores (as) das Escolas Sindicais, na garantia da unidade e identidade do Plano Nacional de Formação e para o aprimoramento das abordagens temáticas dos diferentes percursos formativos.
Serão realizados mais 5 módulos do curso de FFI ao longo de 2022 e 2023. As cursistas do FFI, além das aulas presenciais, farão também um percurso formativo virtual - o FFI-Mulheres - com os temas de políticas públicas e negociação coletiva com recorte de gênero.
Formação de Formadores e Educação Popular
O FFI segue os princípios metodológicos da Política Nacional de Formação da CUT, os quais consideram que a formação tem a tarefa de contribuir para o avanço da consciência crítica que caracteriza o sujeito da práxis, numa perspectiva da ação transformadora.
A formação sindical estabelece uma relação dialética entre a prática formativa e a teoria para melhorar nossas ações formativas. Desse modo o espaço da formação é o espaço de problematização de nossas práticas, baseada em teorias que contribuem para o retorno às práticas, agora melhoradas.
A partir desta perspectiva de prática melhorada, entre os módulos, serão realizadas atividades formativas por parte dos e das dirigentes formadores/as como forma de contribuir na prática formativa de cada um e uma, à medida que os módulos avançam essas atividades avançam em complexidade.
Os e as cursistas gostaram muito do percurso formativo do primeiro módulo e e se sentiram muito estimulados para aplicar a formação na base proposta que será avaliada pela turma no próximo módulo que está marcado para os dias 23, 24 e 25 de junho.
Veja a galeria do Primeiro Módulo da Turma São Paulo