Escrito por: Redação CUT

Em reunião na ONU sobre democracia, Lula cobra correção de rumo dos democratas

Presidente Lula coordena a 2ª Reunião “Em Defesa da Democracia, Combatendo Extremismos”, na ONU

Ricardo Stuckert / PR

 

O presidente Lula coordena a 2ª edição do evento "Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo", com lideranças de cerca de 30 países, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (24).

Além do Brasil, lideram a iniciativa os presidentes do Chile, Gabriel Boric, e da Espanha, Pedro Sánchez. O evento começou às 11h, horário oficial de Brasília.

A iniciativa quer avançar em uma diplomacia ativa que promova a cooperação internacional contra a deterioração das instituições, a desinformação, o discurso de ódio e a desigualdade social.

Em um breve discurso na abertura do evento, o presidente brasileiro disse que o que “o que está em jogo para o futuro da humanidade, porque somente a democracia será capaz de reconstruir o multilateralismo e reconstruir a harmonia entre os seres humanos e a civilidade entre a relação dos Estados”.

Lula ainda indagou aos líderes presentes onde a esquerda errou ao permitir o avanço da extrema direita.

“O que me importa hoje é a gente responder, para nós mesmos, aonde é que os democratas erraram? Onde é e o momento que a esquerda errou? Por que é que nós permitimos que a extrema-direita crescesse com a força que está crescendo? É virtude deles ou é incompetência nossa? Vamos responder para nós mesmos, o que é que nós deixamos de fazer para fortalecer a democracia? Onde é que nós erramos? O que é que eu fiz como presidente da República para fortalecer a organização popular e social? Porque muitas vezes a gente ganha as eleições com discurso de esquerda, e quando a gente começa a governar, a gente atende muito mais os interesses dos nossos inimigos do que dos nossos amigos”.

Veja na íntegra o  discurso