Escrito por: Pricila Baade/CUT SC
Plenária estadual da CUT-SC debate conjuntura e traça estratégias para os desafios da classe trabalhadora catarinense
A CUT Santa Catarina promove, nesta sexta-feira (15) e sábado (16), a sua 17ª Plenária Estadual, na Escola Sindical Sul, em Florianópolis. Com o tema “Novos tempos, novos desafios” – o mesmo da Plenária Nacional da CUT –, o encontro reúne lideranças sindicais para atualizar a análise da conjuntura, debater os impactos no mundo do trabalho e fortalecer as estratégias de luta da classe trabalhadora no estado.
A programação da plenária contará com debates com convidados especiais, que trarão reflexões sobre a conjuntura estadual e nacional, as mudanças nas relações de trabalho e os impactos das novas tecnologias no cotidiano da classe trabalhadora. Também será discutida a organização sindical frente aos desafios da atualidade, como a precarização por meio da uberização, o crescimento do trabalho informal e o avanço das plataformas digitais.
Participarão da plenária os delegados e delegadas eleitos nas assembleias de base, além dos membros da direção estadual da CUT-SC, que são delegados natos. O objetivo é construir coletivamente um plano de lutas estadual alinhado às diretrizes nacionais da Central.
Neste momento, estão em andamento as assembleias de base, realizadas por sindicatos e federações em todo o estado, com o objetivo de eleger os delegados e delegadas que representarão suas categorias na plenária estadual. Essas assembleias devem ser concluídas até o dia 30 de junho. Na sequência, entre os dias 1º e 17 de julho, ocorrerão as Plenárias Regionais nas seis regionais da CUT-SC. Esses encontros regionais são fundamentais para reunir os representantes eleitos nas bases e aprofundar os debates sobre estratégias, prioridades e o plano de lutas estadual. As plenárias acontecerão nas seguintes datas e localidades:
1º de julho: Sul
3 de julho: Florianópolis
9 de julho: Norte
10 de julho: Vale
15 de julho: Oeste
17 de julho: Meio Oeste
A Plenária Estadual também é preparatória para a 17ª Plenária Nacional da CUT – João Batista Gomes (Joãozinho), que será realizada de 14 a 16 de outubro, reunindo dirigentes sindicais de todo o Brasil para atualizar a estratégia da Central diante dos novos desafios impostos à classe trabalhadora.
Entre os temas da Plenária Nacional estão:
A necessidade de novas regulações para garantir e ampliar direitos;
Os impactos da crise climática e da COP 30;
A luta em defesa da democracia e da reconstrução do Brasil.