Escrito por: CUT-RJ

CUT-RJ lança Coletivo de Comunicação

Objetivo é integrar as imprensas sindicais cutistas, potencializar o trabalho dos sindicatos e fortalecer a luta pela democratização da comunicação

14 categorias estiveram representadas na reunião que lançou o Coletivo de Comunicação da CUT-RJ, na última quinta-feira (17). A comunicação dos sindicatos e a participação das impressas sindicais cutistas na luta pela democratização das comunicações no país foram temas de debate. A próxima reunião será no dia 24 de março, às 18h, no auditório da CUT-RJ.

 

Muitos dirigentes da executiva da CUT-RJ e uma dirigente da executiva nacional prestigiaram o evento: o presidente, Darby Igayara, a vice presidente, Neuza Luzia, o secretário de Administração e Finanças, José Antônio Lima, o secretário de Formação, Roberto Ponciano, o secretário de Meio Ambiente, Edison Munhoz, além de Vitor Carvalho, secretário de Comunicação e anfitrião do dia, e Rosane Silva, secretária nacional da Mulher Trabalhadora.

 

Darby e Vitor recepcionaram e saudaram os dirigentes e jornalistas sindicais contando suas expectativas em relação à criação do novo coletivo da central. “Sou presidente da CUT-RJ, mas o que gosto mesmo é de formação sindical e, principalmente, comunicação. Foi pela Secretaria de Comunicação que eu entrei na CUT-RJ. Na época, não sabia nada e o que aprendi foi graças ao trabalho e à convivência com a nossa equipe de comunicação”, declarou Darby.

 

Vitor foi completou falando diretamente aos profissionais de imprensa. “Não sou da área de comunicação, sou da área operacional, de plataforma de petróleo. Vocês, que são jornalistas, estão de parabéns, pois produzir e disputar a informação são tarefas extremamente importantes”. O secretário de Comunicação da CUT-RJ concluiu afirmando que “o que foi definido em nosso planejamento estratégico foi cumprido e hoje temos um portal que está muito próximo dos melhores portais de informação sindical, além das outras ações de comunicação”.

 

Quando a reunião debateu o trabalho nas impressas sindicais, uma das questões mais recorrentes nas diversas intervenções foi a necessidade de investimento em comunicação eletrônica, audiovisual, novas mídias e interação com as redes sociais. Também foi citada a importância dos sindicatos investirem na constante qualificação de seus profissionais de comunicação. Acessibilidade para os portadores de necessidades especiais nos seus veículos de comunicação dos sindicatos foi outra carência apontada por alguns dos presentes.

 

Propostas consensuais

Todas as propostas apresentadas por dirigentes e profissionais das impressas sindicais cutistas foram aceitas consensualmente. O Coletivo de Comunicação da CUT-RJ terá três objetivos principais: integrar as imprensas sindicais cutistas, potencializar o trabalho de comunicação dos sindicatos e fortalecer a luta pela democratização das comunicações em nosso estado.

 

Com relação a estrutura e organização, o coletivo não será uma instância da CUT-RJ, ou seja, não será deliberativo nem burocrático. No entanto, algumas propostas foram feitas para que ele seja minimamente organizado e orgânico. Ainda esta semana será criado um grupo de discussão na internet com o endereço comunicutrj@goglegrupos.com, onde todos os membros do coletivo serão adicionados. As reuniões presenciais serão mensais e a próxima já está marcada para o dia 24 de março, uma quinta-feira, às 18h, no auditório da CUT-RJ (Av. Presidente Vargas, 502, 15° andar, Centro, Rio de Janeiro).

 

Um seminário sobre comunicação está previsto para junho (a data ainda será avaliada de acordo com o calendário dos sindicatos). Por fim, o coletivo estará sempre aberto a todos os dirigentes e profissionais de comunicação dos sindicatos, federações e oposições cutistas. No caso de oposições, apenas quando o sindicato não for filiado à CUT-RJ.

 

Categorias presentes no lançamento

Petroleiros (Sindipetro-RJ e Sindipetro-NF)
Psicólogos (Sindpsi-RJ)
Trabalhadores no comércio de minérios e derivados de petróleo (Sitramico-RJ)
Bancários (Seeb-Rio, Seeb-Niterói, Feeb RJ/ES)
Radialistas (Sinrad-RJ)
Trabalhadores em informática (Sindpd-RJ)
Metalúrgicos (Sindmetal-Niterói)
Servidores do Judiciário Federal (Sisejufe)
Trabalhadores em educação da UFRJ (Sintuferj)
Jornalistas (SJPMRJ)
Rodoviários (Oposição-Nova Iguaçu e Baixada Fluminense)

*Confira a cobertura fotográfica (clique aqui).