Escrito por: Palmir C. Franco/CUT-MS
Genilson Duarte é o novo presidente da Central no estado
Genilson Duarte (esquerda) é o novo presidente da CUT-MS
Pela primeira vez em sua história, a CUT-MS realizou um congresso fora da capital. A escolha de Corumbá para sediar este importante encontro dos trabalhadores foi uma forma de comemorar os 30 anos da fundação da CUT e homenagear um das figuras mais ilustres do movimento sindical, Apolônio de Carvalho, nascido na cidade de Corumbá há 101 anos. Os 274 delegados, convidados e observadores ocuparam o Centro de Convenções do Pantanal para este importante momento do movimento sindical do Estado, que colocou fim a um impasse pela direção da CUT-MS, situação que ficou suspensa em função da discordância do resultado na disputa anterior, quando Jefferson Borges Silveira, que era o presidente, venceu o pleito.
Abertura do Congresso Extradiordinário
Para o secretário geral da CUT Nacional, Sérgio Nobre, o congresso é o espaço e a oportunidade para os dirigentes tomarem as grandes decisões, que estipula as diretrizes que o presidente e as direções executivas devem encaminhar, fato que torna a CUT diferente das outras centrais. ”Não adianta conseguirmos conquistar benefícios para os nossos sindicatos, se aliado a isso os nossos municípios não tiverem transporte de qualidade, escola de qualidade, saúde de qualidade e esse é o nosso diferencial. Procuramos proteger quem opina e disputa a sociedade”, ressaltou. Também estiveram presentes representando a CUT Nacional os dirigentes Quintino Severo, secretário de Finanças, Expedito Solaney, secretário de Políticas Sociais, Jacy Afonso, secretário de Organização e Shakespeare Martins, diretor executivo.
Os três dias do congresso foram marcados pela participação de importantes lideranças políticas e sindicais do Estado, como o ex-governador e vereador por Campo Grande, José Orcírio dos Santos, o “Zeca do PT”, os deputados federais Vander Loubet e Antonio Carlos Biffi, o deputado estadual Pedro Kemp, bem como do senador Delcídio do Amaral. Além de participar da plenária, as personalidades estiveram na cidade prestigiando os 100 dias de governo de Paulo Duarte (PT) à frente do Executivo de Corumbá, que também prestigiou o evento e desejou uma boa acolhida aos congressistas.
HOMENAGEM
Para comemorar os 30 anos de fundação da CUT, Jefferson Borges Silveira, ainda como presidente, homenageou os ex-presidentes da CUT-MS pelos relevantes serviços prestados na construção e consolidação de uma central que luta bravamente na defesa dos trabalhadores e na formação de uma nova concepção nas relações de trabalho com o capital. Foram homenageados os seguintes ex-presidente:
CARLOS APARECIDO FERRARI – presidente de 1988 a 1991
ANANIAS COSTA DOS SANTOS – presidente de 1991 a 1994
ANTONIO VALENTE – presidente de 1994 a 1997
ANTONIO CARLOS BIFFI – presidente de 1997 a 1998
MIRIAM MENEZES – presidente de1998 a 2003
ALEXANDRE JUNIOR COSTA – presidente de 2003 a 2009
JEFFERSON BORGES SILVEIRA – presidente de 2009 a 2012