CUT marca presença na Conferência Mundial de Mulheres

O objetivo principal do debate é de trazer mais mulheres para os sindicatos

Publicado: 11 Outubro, 2017 - 14h23 | Última modificação: 11 Outubro, 2017 - 14h33

Escrito por: Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT/ SNMT

Nesta quinta-feira (10), na Costa Rica, a secretária Nacional de Mulheres da CUT, Junéia Batista, participou de uma mesa de debates na 3ª Conferência Mundial das Mulheres, da Confederação Sindical Internacional (CSI). A mesa, que teve como tema “mulheres líderes: reforçar o poder das trabalhadoras - transformar nossos sindicatos” fez parte da avaliação da Campanha "Cuente con nosotras" da CSI para incentivar a participação das mulheres no mundo sindical.

O debate começou com Junéia fazendo uma retrospectiva sobre os 30 anos da política de gênero da CUT até chegarmos à paridad, e foi mais além. Ela enfatizou a necessidade da nossa Central apoiar a presença de mais mulheres em cargos de mais importância e destaque no movimento sindical tais como, secretaria geral, finanças e presidência.

Após sua exposição foram ouvidas experiências exitosas de sindicalistas de diferentes países: Marrocos, Hungria, Japão e Gana.

O debate seguiu com as outras participantes no qual o objetivo principal é de trazer mais mulheres para os sindicatos e, para, além disso, que as mulheres conquistem o direito de liderarem tal e qual os homens.

Segundo Junéia, “é muito importante para as dirigentes sindicais participarem de um momento como esse, pois é o momento em que trabalhadoras de diferentes países podem avaliar diferentes experiências e práticas, fortalecer a unidade entre as dirigentes e organizações sindicais e construir uma agenda comum para fortalecer a luta das trabalhadoras na vida, no trabalho e no movimento sindical.”

carregando