Escrito por: Sintrasef
10º Congresso do Sintrasef marca refiliação do sindicato à Central
Os delegados dabase do Sintrasef e diretores aprovaram na manhã do dia 22 de novembro de 2009a refiliação do sindicato à Central Única dos Trabalhadores. O Presidente daCUT/RJ, Darby Igayara, que no sábado havia afirmado que a central sentiu nacarne a desfiliação do Sindicato, dada a história que ambos conquistaram emdefesa dos trabalhadores em mais de 20 anos de luta, disse que a volta vaifortalecer a luta em prol de todos os trabalhadores e não apenas a dos servidorespúblicos.
E a Central sepreparou para a festa - que não contou com a esperada presença do presidente daCUT Artur Henrique, chamado em cima da hora à Goiás, e do presidente do IPEAMarcio Pochmann, que foi convocado para missão brasileira no exterior. Comcamisetas, bonés e um time para não deixar dúvidas, que contava com opresidente da CUT/RJ Darby Igayara, os diretores executivos Adeílson RibeiroTelles e Pedro Armengol, Lúcia Reis da direção nacional e o presidente da CUT/PESergio Goiana, a CUT mostrou que a vitória era esperada. E aconteceu por amplamaioria dos mais de 300 participantes que ocuparam o Centro de Convenções doHotel Rio's Presidente. O evento contou com a participação de Luiz Falcão,editor geral do Jornal A Verdade e da Intersindical, José Walber Ferreira.
Tranqüilo e calmo.Assim foi o 10º Congresso do Sintrasef, sem grandes polêmicas e com um discursoafinado em prol da unidade dos trabalhadores diante dos desafios que estão seapresentando, como a retomada das negociações e o cumprimento dos acordos porparte do Governo. Estes foram os discursos que uniram o secretário-geral e odiretor de comunicação da Condsef, Josemilton Costa e Sergio Ronaldo da Silva,aos diretores do Sindicato. As eleições do ano que vem também mereceram destaquedentro do Congresso. A maioria foi unânime em alertar para o risco de ter devolta a dupla medonha formada por PSDB e DEM, de memória tão nefasta para ostrabalhadores e para o país.
As teses mostraramsemelhanças em suas análises da conjuntura internacional, com destaque para asquestões latino-americanas, com as eleições de governos progressistas. Asanálises da conjuntura nacional, no entanto, marcaram diferenças em relação aoposicionamento do Governo Lula. A Tese nº1 "Sintrasef independente, de luta eclassista" foi a tese-guia e teve suas propostas aprovadas nesse novo momentopara o Sintrasef. Para a grande maioria dos participantes, de agora em dianteas lutas terão mais força, como aquela que defende 40 horas semanais para ostrabalhadores brasileiros.