Escrito por: CUT Brasil
Sindicalista argentino era dirigente da Coordenação das Centrais Sindicais do Cone Sul
A Central Única dos Trabalhadores (CUT-Brasil) manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (6), do companheiro Antonio Jara, histórico dirigente do sindicalismo argentino e latino-americano.
Atual secretário-geral da Coordenação das Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS), representante da Argentina no Fórum Econômico e Social do Mercosul, Antonio Jara teve papel de destaque na defesa da integração regional e na promoção dos direitos dos trabalhadores. À frente da Coordenação, destacou-se na denúncia intransigente do golpe contra a democracia e a soberania brasileira, levantando bem alto a bandeira de solidariedade à classe trabalhadora e em repúdio ao retrocesso.
Seja como secretário de Formação da Uocra (União Operária da Construção da República Argentina) ou diretor do Departamento de Relações Internacionais da Confederação Geral do Trabalho (CGT), deixa sua marca de sindicalismo altivo e combativo, que sempre colocou sua experiência em função da dignidade e da justiça social. Sua vida servirá de referência para todo o sindicalismo latino-americano e sua ausência deixará saudade.
Companheiro Antonio Jara, presente!
Vagner Freitas, presidente da CUT
Sérgio Nobre, secretário-geral da CUT
Antonio Lisboa, secretário de Relações Internacionais da CUT
Ariovaldo de Camargo, secretário-adjunto de Relações Internacionais da CUT