Escrito por: Delegados aprovam: "Todos a Brasília, dia 5, em defesa da seguridade social e das políticas públicas

Congresso do Sintap/CUT elege Luizão

Os delegados presentes ao 2º Congresso do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas (Sintap/CUT) elegeram no início da tarde desta Quinta-feira (23), em Louveira-SP, o aposentado petroquímico paulista Epitácio Luiz Epaminondas (Luizão) para presidir a entidade nos próximos quatro anos. Ex-secretário de Finanças e Comunicação do Sintap, Luizão integrou, ao lado do presidente da Central Unica dos Trabalhadores, Artur Henrique, a delegação cutista no Fórum Nacional da Previdência.

"Precisamos mostrar a cara e ocupar as ruas para garantir nossos direitos e avançar. No próximo dia 5 de dezembro, na 4ª Marcha da Classe Trabalhadora, vamos tomar Brasília com as nossas bandeiras, fortalecendo a luta em defesa da seguridade social e das políticas públicas", declarou Luizão, frisando que os 25 milhões de aposentados e pensionistas do país exigem respeito.

"A Constituição brasileira é clara: a Seguridade Social engloba Assistência, Saúde e Previdência, e assim deve ser considerada. No Fórum Nacional desmontamos as alegações da mídia privatista de que a Previdência era deficitária e demonstramos suas inúmeras potencialidades, frisando a necessidade de uma fiscalização mais enérgica de cobrança dos caloteiros e sonegadores, das grandes empresas que devem bilhões para os cofres públicos. Além disso, propusemos desonerar a folha de pagamento da Previdência, fazendo a cobrança em cima do faturamento das empresas, o que obrigará os bancos, por exemplo, que empregam pouco e lucram muito, a contribuir mais".

Segundo o presidente do Sintap, um dos principais debates dentro do Fórum Nacional da Previdência foi sobre a necessidade do fim do fator previdenciário, "mecanismo criminoso inventado pelos neoliberais e privatistas para arrochar os benefícios". Da mesma forma, acrescentou, "desenvolveremos uma luta intensa para garantir que os índices de reajuste do salário mínimo sejam repassados ao conjunto dos companheiros e companheiras, e não apenas a quem está na faixa de um mínimo. A manutenção desta lógica excludente amplia a base da pirâmide dos que ganham menos, sem repor as perdas provocadas pelos anos tucanos, sem fazer justiça social. E preciso discutir com seriedade este mecanismo de recomposição, para não reproduzirmos a desigualdade".

Companheirismo

Luizão lembrou que "a presença do presidente Artur Henrique e do 1º tesoureiro da CUT nacional, companheiro Antonio Carlos Spis, no 2º Congresso do Sintap, refletem o avanço e o amadurecimento da relação com a Central, que passa a investir com mais afinco, contribuindo para consolidar nosso Sindicato como a principal organização dos aposentados e pensionistas do Brasil".

Agora, destacou o presidente recém-eleito, o desafio é estruturar o Sindicato, hoje enraizado em 14 Estados, no conjunto do país. "Tanto Artur como Spis destacaram o seu apoio e compromisso em possibilitar esta caminhada no mais breve espaço de tempo. Temos a convicção de que a categoria compreende a necessidade de estar organizada e mobilizada e, agora, com maior contribuição da CUT nacional, das estaduais e dos ramos, com toda a certeza reunimos melhores condições de realizar este trabalho de sindicalização, ampliando e fortalecendo as bases cutistas".

Entre outras lideranças, participaram do Congresso o vice-presidente da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap) e presidente da Federação das Associações e Departamentos de Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo (Fapesp), Warley Martins Gonçalles; o secretário geral da Fapesp, Antonio Alves da Silva; o representante da presidência do INSS, Eudis Urbano e dirigentes dos Estados onde o Sintap tem representação. O presidente Lula e o ex-ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, enviaram saudações aos delegados.

 

 

 

 

 

 

 

Direção do Sintap/CUT

Presidente - Epitácio Luiz Epaminondas (Luizão) - São Caetano - SP;

Secretário geral - Euclides Pereira Quinto - Suzano - SP;

Secretário de Finanças - Abdias José dos Santos - Niterói - RJ;

Secretário de Organização - Rubens Graciano - Mogi Guaçu - SP;

Secretário de Formação - Parauaçu Ramos da Silva - Santos - SP;

Secretária de Saúde - Lindinalva Pereira - Santos - SP; Secretária de Imprensa - Sabina Vasconcelos da Costa - São Paulo - SP;

Departamento da Mulher - Eunice Barbosa dos Santos - Rio de Janeiro - RJ;

Departamento de Combate ao Racismo e Políticas Sociais - Sandra Antonia de Oliveira - Mogi das Cruzes - SP;

Departamento de Política do Idoso e Meio Ambiente - José Arsênio de Gouveia - Mogi das Cruzes - SP;

Departamento de Cultura e Lazer - Israel Antunes de Almeida - Itapeva - SP;

Departamento de Previdência e Conselhos - Jerônimo Rodrigues Filho - Cosmópolis - SP;

Diretoria Regional Norte - Raimundo Carlos M. da Costa - Belém - Pará;

Diretoria Regional Nordeste - Maria Ferreira dos Santos - Fortaleza - CE;

Diretoria Regional Centro-Oeste - Inácio José Andrade - Brasília - DF;

Diretoria Regional Sudeste - Adão Pereira - Araçatuba - SP;

Conselho

Conselho Fiscal

Efetivos - José Osmar Girardi - Campinas - SP; Antonio Carlos Rodrigues - Sorocaba-SP e Evandro Oliveira de Alcântara - Caldas Novas - GO

Suplentes - Benvindo - Juazeiro - BA e Sueli Arceli - Araçatuba - SP