Escrito por: Redação CUT
A campanha escancara preços de produtos como arroz, carne, GLP e combustíveis e afirma “Tá muito caro”, “Tá na conta do Bolsonaro”, “Essa conta não é nossa"
Uma ação de protesto contra a disparada da inflação vem chamando a atenção da população nas ruas de São Paulo.
A campanha, batizada de "Bolsocaro", tem cartazes, no formato daqueles conhecidos lambe-lambes, nas cores amarelo e vermelha, como os das promoções de supermercados, só que ao invés de preços baixos, bate nos preços extorsivos que a população está pagando pelo arroz, pela carne, gás de cozinha, gasolina e produtos da cesta básica em geral.
Além dos valores dos preços da alimentação, os cartazes têm frases como “Tá muito caro”, “Tá na conta do Bolsonaro”, “Essa conta não é nossa".
Roberto Parizotti
O custo da alimentação atinge em cheio os trabalhadores e trabalhadoras que ganham um salário mínimo (R$ 1.100,00). O valor está abaixo das necessidades de uma família de quatro pessoas. Em janeiro deste ano, o mínimo deveria ser de R$ 5.495,52, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A cesta básica para uma única pessoa, em São Paulo, também em janeiro deste ano, custou R$ 654,15, quase 60% do salário mínimo.
A iniciativa da campanha “Bolsocaro” é de um grupo de amigos designers. Integrantes do grupo, localizados pela reportagem da Folha, não querem ter os nomes divulgados. Para eles, o anonimato mantém a campanha independente e preserva a segurança do grupo.