Escrito por: Daniella Sinotti - CUT-BA
Depois de um longo período sem investir na sua unidade de Camaçari (BA), a Basf finalmente anuncia estudos de viabilidade para instalação de um complexo para a fabricação de produtos químicos em sua unidade baiana. Em anúncio oficial realizado na quinta-feira (10), a empresa divulgou que o investimento seria de centenas de milhares de euros, composto por uma unidade de produção de ácido acrílico.
O secretário de Juventude da CUT-BA, Thiago Rios, membro do quadro de funcionários da Basf Camaçari, comemora a decisão da empresa, principalmente por conta da geração de novos postos de trabalho. “A expectativa é a melhor possível, depois de muitos anos de poucos investimentos. É importante que a Basf mantenha e aprimore o respeito à organização sindical dos trabalhadores, uma conquista obtida com a luta do sindicato local, da CUT e da rede de trabalhadores na Basf América do Sul”, enfatiza o dirigente.
A responsável pelo fornecimento do propeno, principal insumo do complexo, bem como da soda cáustica, segundo informações divulgadas pela Basf, seria a Braskem, seguindo um acordo fechado entre ambas as empresas. Até o final deste ano, a Basf deve divulgar a conclusão do estudo. Já no início de 2012, deve ser iniciada a construção do complexo.