Escrito por: CUT-RS
Ato realizado nesta terça-feira (26) contou com a presença da CUT-RS
Ao meio dia desta terça-feira, 26, aconteceu o ato de Assinatura do Termo de Compromisso e Cooperação para a realização do Fórum Social Temático 2012 – “Justiça Social e Ambiental”, em Porto Alegre. O evento foi realizado no mezanino do Mercado Público.
A assinatura do termo de compromisso entre diversos setores da sociedade consolida a abertura do processo formal de realização do FST, que será um evento preparatório para a conferência Rio + 20.
O diretor-geral do Instituto Brasileiro de Análise Social e Econômica (IBASE), Cândido Grzybowski, falou em nome dos movimentos sociais e ressaltou a importância do Fórum voltar a ser realizado em Porto Alegre. De acordo com o Comitê Organizador, a cada dois anos, nos anos pares, o evento será realizado na capital gaúcha.
“Além da grandeza do FSM por si só, o tema central é de extrema importância, pois o debate será sobre o futuro da humanidade. Não há como pensar em progresso e em evolução, sem pensar em desenvolvimento sustentável”, garantiu Grzybowski.
Representando o governo do Estado, a secretária do Meio Ambiente, Jussara Cony, acredita que ter um Fórum Social Temático é um grande avanço para o evento e para a sociedade. “Não somos os mesmos de 10 anos atrás, assim como a Rio + 20, não é a Rio 92. Muita coisa mudou e hoje é fundamental realizarmos esse debate sobre justiça social e ambiental”, disse.
Para ela, o dia que a sociedade perceber que o homem não é um ser separado da natureza, uma grande mudança de consciência será possível. “Precisamos incorporar o homem, gerador de desenvolvimento, ao meio ambiente, para então termos um outro mundo com igualdade, desenvolvimento e paz”, finalizou Cony.
Participaram do ato o presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski; o diretor do CAMP, Mauri Cruz; o secretário estadual da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil e Silva; o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi; o vice reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann; o diretor presidente da CORAG, Homero Alves Paim e o diretor presidente da PROCERGS, Carlson Janes Aquistapasse. Além de representantes das prefeituras de Esteio, Novo Hamburgo e Gravataí.