Escrito por: William Scaliante - CUT-PR
CUT-PR realiza audiência pública no Plenarinho da Assembleia Legislativa nesta terça (16), às 9h, para debater o tema
Há 10 anos, os trabalhadores, sindicatos, estudantes, movimentos sociais e a população se uniram e saíram às ruas lançando um dos maiores movimentos da história do Paraná. A oposição a privatização da Copel.
As lutas dos paranaenses resultaram em diversas audiências públicas, protestos e a ocupação da Assembléia Legislativa. Após uma década, o vitorioso movimento novamente aparece. Isso, por estar em pauta à tentativa de privatização da empresa que é patrimônio dos paraenses.
No próximo dia 16 de agosto, a CUT realizará uma audiência pública no Plenarinho da Assembleia Legislativa, às 9 horas para debater o tema. Em seguida, às 13 horas, será realizada uma caminhada da Praça Santos Andrade até a Assembleia Legislativa, marcando o ato.
Dessa vez o projeto de privatização vem camuflado atrás da Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná). A ideia do governo tucano é que a Agência seja a responsável pelo o serviço de fiscalização das instituições fornecedoras de água e energia para o Estado. Acontece que tanto a Copel, quanto a Sanepar, já são controladas por agências federais. Além disso, as agências reguladoras foram criadas com o intuito de fiscalizar serviços públicos gerenciados por empresas privadas, não sendo compatível com a conjuntura da Sanepar e Copel que são administradas pelo Estado do Paraná.
O ato do dia 16 contará com a participação de diversos sindicatos, estudantes e a população. Não deixe de participar e defender o nosso patrimônio.