Muitos trabalhadores em educação sabem, na prática, que o exercício das suas profissões nas escolas cobra um custo alto da saúde. Mas muitos, também, desconhecem como identificar a relação entre trabalho e doença, bem como quais são os direitos que lhes cabe quando necessitam se afastar do trabalho por este motivo. Na próxima sexta-feira (1º), estes e outros assuntos serão abordados no I Seminário Estadual de Saúde da APP-Sindicato, no Hotel Centro Europeu Estação, em Curitiba.
Organizado pela Secretaria de Saúde e Previdência da APP, entre os objetivos da atividade estão "conhecer melhor o quadro de adoecimento dos educadores e propor medidas para mudar este cenário" e "debater o novo modelo do sistema de atendimento à saúde dos servidores públicos do Paraná". No Seminário, será lançado um importante instrumento para auxiliar os educadores na hora de lidar com a doença no local de trabalho: o 'Caderno de Saúde da APP-Sindicato'.
"A publicação é resultado de vários debates, pesquisas e experiências encontradas nas escolas. Outra importante fonte de material foram os seminários sobre a saúde dos educadores, desenvolvidos nos últimos dez anos, pelo técnico em Segurança do Trabalho da APP Edevalter Bueno. Além disso, o material foi revisado e formatado pelo psicólogo e pesquisados em Saúde de Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina Roberto Moraes Cruz", explica o secretário de Saúde Idemar Vanderlei Beki.
No período da manhã, o professor Wanderley Codo, da Universidade de Brasília, fala sobre o tema: "Saúde e trabalho entre os docentes". Os interessados em participar do Seminário podem fazer as inscrições em qualquer um dos 29 núcleos sindicais da APP ou na Secretaria Estadual de Saúde e Previdência da entidade, com Cristiane, pelo telefone (41) 3026-9822. O número de vagas é limitado. O endereço do Hotel Centro Europeu Estação é rua João Negrão, nº 780 - Centro. Veja, abaixo, a programação completa.
I Seminário Estadual de Saúde da APP-Sindicato
PROGRAMAÇÃO
8h00 - Apresentação Cultural
9h00 - Mesa de Abertura
Componentes: Marlei Fernandes de Carvalho (presidenta da APP-Sindicato), Idemar Beki (secretário estadual de Saúde e Previdência da APP) e Luiz Carlos Paixão da Rocha (secretário de Imprensa e Divulgação da APP)
9h30 - Saúde e trabalho entre os docentes
Palestrante: professor Wanderley Codo, professor titular da Universidade de Brasília. Graduado em Psicologia (UMC, 1974), Mestre em Psicologia (Unifesp, 1978), Doutor em Psicologia Social (PUC/SP) e Pós-Doutor em Psicologia pela Universidad de La Habana (1987), pela Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales (1991) e pela London School of Economics and Political Science (1991). Principais temas de estudo: trabalho, saúde mental, educação, alienação, psicologia social, comportamento, subjetividade.
11h00 - Intervalo de 15 minutos
11h15 - Debate
12h30 - Almoço
14h00 - Atividade cultural
14h15 - Apresentação do IPE-Saúde RS
Palestrante: José Paulo Leal, coordenador do projeto "Gestão eficiente do IPE-Saúde RS"
15h00 - Debate
15h30 - Coffe-Break
15h45 - Apresentação do Caderno de Saúde do Trabalhador da APP-Sindicato
16h30 - Encaminhamentos
17h00 - Encerramento