Escrito por: Redação Cut
A seleção reúne oito títulos gratuitos que conectam arte, história e engajamento social — de Cantando na Chuva ao documentário Som do Tempo, sobre o rap Marcelo D2: tudo de graça
A mostra Cultura da FatoFlix é uma boa opção para quem não quer gastar muito dinheiro neste fim de semana. São 8 filmes, entre documentários e ficção, disponíveis gratuitamente que promovem o diálogo entre diferentes expressões culturais e o audiovisual. Nessa mostra encontramos clássicos como Crepúsculo dos Deuses,de Billy Wilder, feito em 1950, e Cantando na Chuva,de Gene Kelly e Stanley Donen , de 1952.
A nossa dica de hoje fica por conta do documentário Som do Tempo: um longa-metragem que conta 20 anos de história do rap carioca Marcelo D2.
O filme começou a ser produzido em 2009 te terminou em 2016. Nesses sete anos de produção foram filmados mais de 70 pessoas do rap no Rio de Janeiro de diversas regiões da cidade somando dezenas de horas de filmagens. O crescimento do rap, as rodas de rima, o cinema e os clipes, a questão de gênero, o negro, a história do movimento, os beat makers e produtores, grupos e MC's formam a narrativa do filme que é construída a partir da história e experiências dos envolvidos com a cultura. A direção é de Arthur Moura.
Sobre o diretor
Arthur Moura é cineasta, graduado em História pela UFF, mestre em Educação pela FFP-UERJ. Felipe Xavier é cineasta, graduado em História pela UFF. Sua produtora independente, 202 Filmes, nasceu em 2004 para se engajar na luta da classe trabalhadora e dos demais setores oprimidos. Em seus vinte anos de existência, já realizou 23 filmes, tanto dentro do âmbito da cultura, quanto da denúncia das arbitrariedades efetuadas pelas ditaduras militares do Cone Sul, e a resistência de esquerda contra os governos militares. Também realizaram a cobertura de manifestações por demandas populares, como as jornadas de junho no Rio de Janeiro, dando voz a militantes e ativistas sociais do espectro da esquerda em análises de conjuntura e agitação popular.
Sobre a FatoFlix e a CUT
Criada em 2024 pelo jornalista Carlos Tibúrcio, a FatoFlix é uma plataforma audiovisual gratuita voltada à formação política, à empatia social e à mobilização cidadã. Lançada como resposta progressista ao avanço da extrema direita no cinema e nas redes, já reúne cerca de 200 títulos — entre filmes, séries e documentários — organizados em mostras temáticas como Cidades e Cidadania, Meio Ambiente rumo à COP30, Direitos Humanos e Geopolítica Global. Com mais de 14 mil usuários cadastrados, a FatoFlix acaba tem uma parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), que utilizará o acervo como ferramenta de formação crítica e fortalecimento das narrativas da classe trabalhadora nos territórios onde atua.
A FatoFlix é totalmente gratuita, basta se cadastrar: clique aqui